Campus Party: Governo do RN pode investir até R$ 3 mi

QUA. 11 ABR

Para viabilizar a primeira edição da Campus Party Natal, o Governo do Rio Grande do Norte, através do Gabinete Civil, firmou um 'Termo de Fomento' com o Instituto Campus Party. Disciplinado pela Lei Federal nº 13.019, de julho de 2014, o documento se assemelha a uma espécie de convênio, segundo informou Tatiana Mendes Cunha, secretária do governo. 

Ainda de acordo com a chefe do Gabinete Civil do Governo do RN, há uma previsão de R$ 3 milhões em investimentos do Estado, no entanto não há ainda como informar quanto sairá do cofre público. "Só poderemos ter uma ideia do valor investido, depois de contabilizar todos os recursos oriundos dos parceiros privados", informou Tatiana.   

O Termo de Fomento é regido, também, por um plano de trabalho, previamente apresentado. Nele, conforme Tatiana, "estão previstas as etapas de execução da parceria, bem como a forma e os prazos em que serão realizadas as aplicações de recursos". O repasse será feito ao Instituto Campus Party, que assume toda a responsabilidade sobre a execução dos recursos, incluindo os custos com terceirizados e limpeza, por exemplo.   

A prestação de conta do Instituto, inclusive, é uma das condições impostas pelo Governo do RN para fazer o repasse da última parcela do pagamento (não divulgado). Há ainda a previsão de redução de investimento por parte do Governo, na medida em que os recursos provenientes da iniciativa privada possam cobrir os custos do evento.  

No contrato firmado com o Instituto Campus Party, Tatiana revelou que foi incluida uma cláusula que obriga a aplicação do excedente dos recursos arrecadados na construção de 'Laboratórios Makers' (laboratórios de robótica) em regiões carentes do interior do Estado. O Portal Negócios ainda está apurando o valor investido pela Prefeitura de Natal e o total do custo do evento, com a organização da Campus Party. 

'Internet para Todos' no RN
Durante a abertura da Campus Party Natal, na manhã desta quarta-feira (11), o governador Robinson Faria aproveitou para informar que o programa 'Internet para Todos' contemplará, inicialmente, 99 cidades do RN. A intenção, segundo o Chefe doExecutivo Estadual, que estavaacompanhado de um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é para que mais municípios possam fazer a adesão atéo final do ano.   

Programa 'INTERNET PARA TODOS'

Fornece internet banda larga de alta velocidade até 20 megabytes de graça (escolas, hospitais e órgãos públicos) ou a preço reduzido (população) para quem não tem acesso.

O sinal é enviado por um moderno Satélite Geoestacionário que custou quase 3 bilhões ao governo federal.

Municípios beneficiados no RN: todos os que se interessarem e cumprirem as condições mínimas: não ter conectividade e dispor de um imóvel para abrigar a antena receptora do sinal do satélite.

O programa é executado a partir de convênios com as prefeituras que serão responsáveis pelos equipamentos e manutenção.

Prefeituras indicam as localidades a receberem o serviço e assinam o termo de adesão.

Qualquer município pode participar do programa; basta cumprir as condições estabelecidas.

As inscrições são feitas junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Sobre a Campus Party                                   
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador, Itália e Cingapura. O evento está presente no Brasil há onze anos. Atualmente, está no mapa das cidades e estados inteligentes de Natal – Rio Grande do Norte.
 

  Revista Negócios
 Veja Também