Camila Farani ministra capacitação inédita no RN

QUA. 19 SET

Atrair e convencer investidores num ambiente econômico como na atual conjuntura do país parece, de fato, muito difícil. Mas não é impossível, conforme garante a investidora-anjo e integrante do programa Shark Tank Brasil, Camila Farani. Como conseguir captar investimentos para os negócios? A resposta foi dada pela própria Camila Farani numa capacitação inédita para empreendedores norte-rio-grandenses na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal. Durante o curso "Meu Futuro Negócio", donos e representantes de 10 empresas de negócios de impacto social aprendem técnicas para encontrar um investidor e convencê-lo a investir em um modelo de negócio proposto.

O primeiro módulo da capacitação aconteceu na segunda (17) e terça-feira (18), no Sebraelab, espaço recém-criado pelo Sebrae-RN que funciona como um ambiente multifuncional e colaborativo de estímulo à criatividade e à inovação, pensado para empreendedores inovadores e transformadores. Segundo Camila Farani, o autoconhecimento e o autoaperfeiçoamento são cruciais no momento de apresentar o negócio para investidores. “É preciso lapidar-se, buscar conhecimentos para que o êxito seja alcançado”, explica a investidora, que apresenta para os empresários uma abordagem focada na técnica mindset, que são os conhecidos modelos mentais.

A investidora também aplica insights de sua experiência como jurada do programa Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões, do Canal Sony, apresentando cases do reality e estratégias na hora de se apresentar para o investidor, além de mostrar suas análises de produto e estratégia mercadológica.

Toda essa preparação resultará na simulação, ao vivo, do “Shark Tank Brasil de Impacto” no dia 15 de outubro próximo, no Espaço Empreendedor do Sebrae na Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A programação receberá investidores-anjos nacionais, como Camila Farani, que poderão alavancar o negócio dos empreendedores potiguares com aporte financeiro. A apresentação será aberta ao público, mediante o pagamento de ingresso de R$ 100,00 (inteira) ou metade para estudantes e outras categorias, conforme previsto em lei estadual.

A nutricionista Larissa Marques está entre os empreendedores que se preparam com Camila Farani. Ela é desenvolvedora do método Life Sprint, um programa de qualidade de vida que mapeia o perfil de saúde e estilo de vida do indivíduo, desenvolve um plano de desenvolvimento pessoal e realiza mentoria em saúde e bem-estar com o auxílio de um profissional. “Minha expectativa é poder aprofundar-me nos conhecimentos adquiridos e fazer deles um divisor de águas para a minha empresa. Com isso, espero expandir a marca e contribuir com o maior número de pessoas”, espera Larissa Marques.

A ideia de que pessoas acima de 50 anos de idade também podem ser referência em tecnologia fez a T3 Tecnologias Educacionais desenvolver um software de liberdade digital e inclusão digital à distância. A empresa está pré-incubada na incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD-UFRN). "A possibilidade de conquistar investimentos na simulação do Shark Tank Brasil de Impacto poderá acelerar o nosso negócio e, possivelmente, avançarmos para outros lugares do Brasil”, empolga-se o diretor da T3, Henrique Granja.

Além da Life Sprint e da T3 Tecnologias Educacionais, participam da capacitação as empresas Arte Seridó, Banco Solidário de Pureza, Banco Solidário de São Miguel do Gostoso, Ifarm, Opti, Ruas Empreendedoras, Tidmo e Up Saúde. Todas as empresas participantes da capacitação são atendidas pelo Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social do Sebrae no Rio Grande do Norte.

Além de apresentadora, Camila Farani é sócia-fundadora da G2 Capital, boutique de investimentos para startups de tecnologia no Rio de Janeiro, e co-fundadora da empresa Mulheres Investidoras Anjo, que incentiva o empoderamento e empreendedorismo feminino. Também presidiu o grupo Gávea Angels, um dos primeiros grupos de investimento-anjo do Brasil. Presente no cenário empreendedor desde 2001, tem participação como sócia e criadora do Grupo Boxx (alimentação) e Innovaty (inovação). Em 2016 foi premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards. Bacharel em Direito, Farani tem pós-graduação em Marketing e especializações em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade em Stanford, Califórnia, e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos nos Estados Unidos.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias
 

  Revista Negócios
 Veja Também