Reunião Câmara Brasil-Argentina
Crédito: Fecomércio RN

Câmara Brasil-Argentina se reúne para planejar atividades de fomento econômico com o RN

QUA. 28 JUL

A Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Turismo Brasil-Argentina do Estado do Rio Grande do Norte (CBA RN) teve a sua 2ª Assembleia Geral Ordinária nesta quarta-feira (28), na sede da Fecomércio RN, com a presença do presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, do cônsul da Argentina no Nordeste, Alejandro Funes Lastra, e seus membros. A CBA foi fundada em março do ano passado, porém teve seu planejamento impactado diretamente pela Pandemia.

“Hoje, retomamos as atividades da CBA, que tem como objetivo primordial fomentar o intercâmbio econômico entre o Brasil e Argentina, nos segmentos do Comércio, Serviços, Indústria, Agricultura e Turismo. Passado o período mais crítico da pandemia, vamos unir forças e trabalhar, ainda mais, para recuperar o que perdemos, fomentando o nosso comércio e abrir as portas para relação de negócios com outros países”, comentou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O cônsul Alejandro Funes comentou que é o momento de se concentrar nos interesses econômicos do Rio Grande do Norte e iniciar a troca de negócios com os empresários argentinos. O encontro do cônsul faz parte de uma série de encontros que realiza, visitando os estados brasileiros que possuem a CBA.

“O processo de ganhar mercado na Argentina é de médio a longo prazo, e o inverso também. O comércio internacional não é feito em um curto prazo e precisa de interesse mútuo, sendo feito em duas vias, estimulando os produtos argentinos sendo consumidos no RN, e levar os produtos do Rio Grande do Norte para o país, como as frutas”, alinhou Funes.

O representante da Argentina convidou os membros da Câmara e empresários do setor supermercadista a participarem da Feira de Lacticínios, que contará com uma rodada de negócios virtuais, entre os dias 30 de agosto a 10 de setembro, reunindo 19 empresas; e também da Feira de Setores de Alimentos, que reunira 160 empresas para que os players comecem a dialogar, em busca de novas oportunidades. “A participação nas feiras envolve troca de informações e a comunicação entre os empresários dos dois países, é de benefício para todos”, completou o conselheiro titular, Lucas Viglietti.

O vice-presidente da CBA e diretor da Fiern, Gabriel Calzavara de Araújo, destacou a importância do evento. “A Fiern tem ferramentas que podem subsidiar com boas informações o trabalho da Câmara e ajudar na ocupação brasileira no mercado pesqueiro na Argentina”, disse.

Eugênio Pacelli, empresário do comércio supermercadista, expos o interesse da classe em fazer negócios com o país vizinho e alertou sobre a importância da logística para a exportação e importação de produtos, o que já acontece com outros países europeus.

“Vamos construir uma equipe de trabalho de diferentes áreas, para traçar trabalho para estimular o comércio entre o Rio Grande do Norte e a Argentina, com alternativas possíveis e criativas. O desafio é grande, há muita coisa para ser tratada, estudada, como reunir com as embaixadas”, encerrou Funes.

Fecomércio RN

  Revista Negócios
 Veja Também