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Cada vez mais empresas investem em Marketing de Conteúdo

 

Alavancar as vendas ou ganhar autoridade no mercado. Independente do objetivo, o marketing de conteúdo tem ganhado cada fez mais força na estratégia de comunicação das empresas. De acordo com dados da Content Trends, relatório de tendência em marketing de conteúdo da Rock Content, 54,1% dos negócios que utilizam essa estratégia têm acesso a um panorama mais detalhado de visitas, gera leads mais qualificados e recebem 1,3 vezes mais visitas em seus canais.

As marcas perceberam que, ao navegar na internet, entre outras coisas, as pessoas buscavam esclarecer suas dúvidas ou encontrar mais informações sobre determinado produto ou serviço, antes de efetivamente fazer uma compra. Se as pessoas estão on-line buscando informações, por que não oferecer materiais de qualidade e relevantes que auxiliem o consumidor em sua jornada de compra? O marketing de conteúdo surge justamente para resolver essa questão.

O marketing de conteúdo é uma estratégia projetada para atrair potenciais clientes por meio de materiais que engajam, são educativos, trazem informações relevantes e são úteis para o aprendizado e solução de problemas, define Rafael Paz em seu livro Marketing de Conteúdo: a moeda de século XXI. Também conhecido como Marketing de Atração, o marketing de conteúdo serve de combustível para o inbound marketing.

"De nada adianta uma empresa investir na produção de posts e e-books sem pensar na forma de distribuição, em maneiras de capturar os leads, na jornada de compra dos seus consumidores, entre outros. Da mesma forma, o inbound marketing não teria forças para ir adiante sem ter conteúdo de qualidade atendendo a persona em cada momento da jornada de compra", escreve Gabriela Moura, em artigo para a agência Contentools.

Confira as estratégias de marketing de conteúdo de algumas marcas que já investem neste tipo de comunicação:

Red Bull

Conhecida principalmente pelas suas bebidas energéticas, a Red Bull poderia se limitar a falar do seu produto, que já possui uma marca consolidada no mercado. Mas, com o marketing de conteúdo foi possível ir além. Para atrair o seu público-alvo, a empresa começou a investir em conteúdos voltados para esportes radicais, natureza e cultura.

Além de diversificar suas comunicações, o marketing de conteúdo fez com que a Red Bull se tornasse referência quando os assuntos são bike, surfe, motor, aventura, skate, músicas e até artes em geral.

Hellmann’s

Há muitas formas de se aproximar dos clientes nos dias de hoje, sendo que o marketing de conteúdo é uma das mais eficientes. A Hellmann’s, por exemplo, vem utilizando conteúdos ligados à gastronomia para estreitar o relacionamento com os consumidores.

No site da marca, é possível encontrar uma seção dedicada exclusivamente para as receitas, que não necessariamente contêm maionese na composição. Essa estratégia do marketing de conteúdo é bastante eficaz para quem atua no segmento de alimentação, pois cria um público fiel que espera as novidades para testar em casa.

Magazine Luiza

A gigante do varejo brasileiro também percebeu que investir em marketing de conteúdo era uma forma de destacar a marca no concorrido mercado. O Magazine Luiza criou o Blog da Lu, que reúne novidades sobre produtos, guias e notícias sobre comportamento e tecnologia em geral. Os vídeos da Lu utilizam uma linguagem informal, em primeira pessoa, e fazem bastante sucesso também nas redes sociais da marca.

Nestlé

Voltando ao segmento de alimentação, a Nestlé é uma das marcas pioneiras no marketing de conteúdo. Há algum tempo, a empresa expandiu para a internet uma ação que fazia bastante sucesso no mundo offline, que era o envio gratuito de revistas com receitas especiais.

Com a popularização do mundo digital, o marketing de conteúdo da Nestlé ganhou um espaço no portal da marca com informações sobre nutrição, meio ambiente, relacionamento familiar, lazer, viagens e bem-estar.

Nesse e nos outros cases de sucesso apresentados no artigo fica claro que com um marketing de conteúdo estratégico é possível ampliar a atuação da empresa, abordando assuntos que não estão diretamente ligados ao produto ou serviço comercializado. Com isso, a captação e retenção de clientes se tornam mais rápidas e eficazes.

Se você ainda não investe em marketing de conteúdo, mas quer começar a fazer bons negócios assim como as empresas citadas, clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso com a nossa equipe de especialistas.

*Com informações da Contentools, Rock Content, Nerdweb e Goomark.

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