Os cuidados com a beleza passou a conquistar mais as atenções das pessoas, sejam elas tanto para o público feminino, quanto para o masculino. Independente do gênero e identificação, os cuidados com a aparência têm tido um papel essencial na autoestima e no bem-estar. Isso porque, durante muito tempo, os cuidados com a aparência foram vistos como uma vaidade fútil relacionada a pessoas que se sentiam pouco valorizadas. Porém, com o passar dos anos, esse pensamento mudou, atualmente o cuidado com a beleza passou a ser algo mais interno, ou seja, em sua autoestima.
Devido a isso, a plataforma B4A Connect, realizou um estudo em que afirma que a cesta básica das mulheres passou a contar com a presença de mais produtos de belezas com, por exemplo, o sabonete (59%), filtro solar facial (52%), cosméticos para limpeza facial (56%) e perfume (51%). A cesta cresceu em relação ao ano passado com a chegada do perfume, em consequência da retomada de atividades presenciais.
Já para o público masculino, apesar de não ser muito semelhante aos das mulheres, também foi possível enxergar uma valorização significativa quanto aos cuidados com a aparência. A cesta básica dos homens por sua vez teve produtos que colaboram com esses dados, como o perfume (63%) e produtos para limpeza do corpo (59%).
Neste estudo, foi comprovado que nos últimos anos os produtos como o shampoo e condicionador (81%), além dos produtos para cuidados dos fios (61%), são um dos mais procurados e comercializados.
“Esse crescimento em comercialização de produtos de beleza tem sido motivado pelos constantes lançamentos de produtos inovadores que buscam atender às diferentes necessidades dos consumidores e potencializar as suas experiências”, disse Camilo brava, gerente de expansão da Native Class, uma empresa que tem como propósito de garantir ao mercado acesso a produtos mais sofisticado e dinâmicos fugindo das tendências indústrias populares.
Isso pode ser reflexo, também, da crescente de lojas virtuais que auxiliam as pessoas na busca dos produtos.
“Com o passar dos anos, realmente cresceu bastante o setor de cosméticos, isso é um reflexo digitalização que facilita na procura do produto ideal, sem precisar a recorrer a buscas de lojas físicas. Os grandes sites já vêm conquistando um espaço, mesmo antes da pandemia, isso porque, desde de 2009 às grandes indústrias e marcas, passaram a migrar para sites de vendas”, afirmou o gerente da Native Class.
O mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil e no mundo tem sido agitado pelo movimento de grandes e médias empresas. Ao mesmo tempo, há uma atividade borbulhante de pequenas marcas que se posicionam em nichos e contam com o auxílio de mídias digitais para interagir com o público. Através dessa comunicação, as empresas conseguem acompanhar as transformações na sociedade que se refletem no consumo, como a busca por produtos mais naturais, personalizados e que comuniquem valores.