Crédito: Agência Sebrae

Brinquedos populares são opções de presentes em shopping center

SEX. 10 DEZ

O sucesso alcançado no período de comemoração do Dia das Crianças levou o Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo do Estado e o Partage Norte Shopping, a promover mais uma edição da Mostra de Brinquedos Populares. Dessa vez, a exposição vai até a população da Zona Norte da capital potiguar e ocupa uma loja no segundo piso do shopping. A mostra faz um resgate dos brinquedos de antigamente, confeccionados de forma artesanal. Há uma infinidade de produtos, de bonecas de pano a carrinhos de madeira, e preços que cabem no bolso, variando de R$ 5,00 até R$ 135. A mostra é uma ótima opção para os pais que buscam adquirir o presente de natal dos filhos com artigos que resgatam a identidade cultural do estado e liberam a imaginação da criançada. A loja fica aberta durante o horário de funcionamento do shopping.

A II Mostra de Brinquedos Populares foi aberta no último dia 3 e prossegue no shopping até o dia 30 deste mês. A exposição faz parte de uma parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado para abrir canais de comercialização para os artesãos integrantes do Programa do Artesanato Potiguar da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) que produzem esses artigos com as mesmas técnicas manuais de antigamente. A proposta é fazer um resgate das brincadeiras populares que carregam a identidade nordestina e povoam o universo imaginário das crianças, estimulando a criatividade.

A exposição já havia sido montada no Midway Mall no mês de outubro. O sucesso foi tão grande que o Sebrae decidiu ampliar o alcance, levando ao shopping da Zona Norte. Isso porque a mostra faz uma viagem aos tempos passados ao promover o resgate desse tipo de brinquedo e, ao mesmo tempo, valorizando o trabalho desses grupos de artesãos. Participam da mostra 10 artesãos que foram selecionados pelo programa: Carla Baeta, Regia Andrade, André Barbosa, Maria de Lurdes Teixeira, Ledalícia Monis Sodré, Ana Maria Aurélio, Valdir da Silva, Cleber Alberto Silva de Souza, Joelma Rocha da Costa e John Pontes Gomes.

"A primeira mostra foi um sucesso de vendas, de público e de visitação. Então, fechamos com o Partage Norte Shopping uma segunda mostra, apresentando esses brinquedos a um público que vivenciou muito da cultura desses brinquedos populares. É uma forma também de chegar às novas gerações e apresentar essa arte como reconhecimento diante do valor que têm para a nossa cultura", diz o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

O objetivo da Mostra de Brinquedos Populares é manter viva a memória e a tradição das brincadeiras infantis, preservando assim a identidade nordestina, e gerar renda para os artesãos, de maneira que possam escoar sua produção com um ponto de vendas, onde a população possa ter acesso a esse tipo de produto facilmente.

Segundo a curadora da Mostra, Graça Leal, houve uma boa aceitação por parte do público na primeira edição, montada no Midway, o que estimulou a reabertura em um novo espaço para a aproveitar o ciclo natalino. Para Graça Leal, o artesão, produz em suas criações, memórias, histórias, lendas e mitos que enriquecem o universo infantil e a criança brincando aprende a fortalecer suas raízes trocando experiências com os pais e avós, tornando esse tempo de convivência restrita numa dinâmica lúdica, cheia de possibilidades e partilhas com os personagens imaginários que cria para enriquecer a sua brincadeira.

“Preservar os brinquedos populares e manter viva a alma infantil, é a resistência simbólica e cultural que passamos de geração a geração no mundo inteiro, mudando apenas a nomenclatura, mas que acima de tudo, nos faz reverberar na alma as nossas humanidades infantis pela vida afora”, conclui a subcoordenadora do Proart, GRaça Leal.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também