Breve história da economia brasileira nos últimos 25 anos

QUI. 15 FEV

Crise. Uma palavra que fez parte do cotidiano brasileiro nos últimos três anos, seja no campo político ou econômico. Mas, o cenário está mudando, pelo menos, na economia – a política ainda agoniza e vive de incertezas. Depois de conviver com inflação elevada, alta do dólar, consumo em queda e impasses políticos, o empreendedor começa a respirar mais aliviado. Especialistas e os próprios empresários apostam num 2018 promissor, de retomada. Diante deste quadro, o portalnegocios foi tentar entender o que aconteceu e o que estar por vir e acabou encontrando uma história de ‘lições de crises’, publicada pela revista Pequena Empresas Grandes Negócios, da editora Globo. Nela, a repórter Mariana Iwakura conta a história de cinco crises que abalaram o país - nenhuma supera esta última. Segue, portanto, um breve histórico de períodos turbulentos da economia brasileira nos últimos 25 anos:

1990 – 1993
A era da remarcação

Neste período, uma inflação fora de controle obrigava os empreendedores a reajustar valores com frequência – muitas vezes, diariamente. Para sobreviver, era preciso manter um controle rígido sobre custos e receitas.
Aprendizados: fluxo de caixa, composição de preço e poder de compra.

1994 – 1998
Estabilidade temporária

O Plano Real conseguiu, finalmente, controlar a inflação. Mas a nova fase trouxe outros desafios para os empreendedores: lidar com o poder da escolha dos consumidores, enfrentando a concorrências dos importados.
Aprendizados: indústria esperta, regras de atração e gestão financeira.

1999 – 2002
A volta da incerteza

Neste período, crises internacionais trouxeram à tona o medo da inflação e provocaram o aumento dos juros. Os empreendedores enfrentaram ainda os cortes na energia elétrica, que os forçou a reduzir a produção.
Aprendizados: autonomia, energia eficiente e cortes nas margens.

2003 – 2010
O fenômeno da inclusão

Neste período, o crescimento da renda da população e a inflação sob controle aumentaram o mercado consumidor – e incentivaram os empreendedores. Mas a situação começaria a mudar no final da década. Foi o período de inclusão da nova classe média.
Aprendizado: expansão interna, internacionalização e visão de longo prazo.

2011 – 2016
A difícil travessia
Neste período, mais recente, a situação econômica se deteriorou, com alta dos juros e do dólar, avanço da inflação e queda do consumo. Para sobreviver, a ordem era organizar a empresa e cortas custos.
Aprendizados: longe dos credores, pessoas preservadas e agilidade na inovação.


FONTE: revista PEGN

  Revista Negócios
 Veja Também