Um levantamento da B&T Câmbio, maior corretora de câmbio do Brasil, aponta que o volume de exportação de serviços em tecnologia e desenvolvimento aumentou 72% em 2021 se comparado ao ano anterior. O salto de USD 18 milhões para USD 31 milhões é explicado pela depreciação do real, mas também pela forte tendência de internacionalização de mão de obra que o país vive.
“A pandemia aprofundou um problema que já era considerado crítico no mercado de trabalho brasileiro: a falta de posições de desenvolvedores e outros cargos em tecnologia. Muitos clientes que nos procuram contam que estão deixando de trabalhar como CLT no Brasil para prestar serviços a empresas estrangeiras, principalmente americanas, sem sequer sair do país”, conta Tulio Portella, diretor comercial da B&T Câmbio.
O reflexo dessa tendência também afeta a quantidade de operações realizadas pela empresa de câmbio, que ano passado alcançaram as 4,3 mil, contra as 2,8 mil de 2020, um aumento de 53%.
Portella explica que a B&T atende os brasileiros que estão iniciando a prestação de serviços para o exterior pela primeira vez por meio da B&T Consultoria. “É muito importante contar com um serviço especializado, porque as operações ficam menos custosas e mais ágeis. No pior dos cenários, a pessoa pode demorar meses para receber seu dinheiro, pagar taxas desnecessárias e até ser autuada pela Receita Federal”, alerta o executivo.
Daniel Costa, desenvolvedor de softwares e CEO da Icarus Tech, startup que constrói projetos tecnológicos para empresas do Brasil e dos Estados Unidos, conta que, na pandemia, seu negócio só se manteve de pé pela receita obtida com serviços prestados para o exterior.
“Se atendêssemos somente o mercado brasileiro quebraríamos. Hoje, 80% da nossa receita vem dos Estados Unidos e, com a B&T, com quem trabalhamos desde 2016, tem sido muito mais prático e barato receber os pagamentos dos nossos clientes.”
“Fazemos tudo pelo celular, contando com a ajuda de uma equipe que entende as particularidades da movimentação de dinheiro entre países”, conta o executivo, que faturou R$ 2,2 milhões em 2020 e viu seu negócio crescer 25% na pandemia.
Pontos de atenção
A B&T Câmbio destaca os principais suportes oferecidos e pontos que os brasileiros devem se atentar ao recorrer a serviços de recebimentos internacionais:
1- Entendimento da necessidade do cliente para recebimentos internacionais;
2- Estruturação do melhor modelo tributário para recebimentos do exterior;
3- Acompanhamento na abertura da empresa para prestação de serviços ao exterior;
4- Criação dos dados bancários internacionais para a empresa;
5- Auxílio na interação com a empresa estrangeira para envio dos valores para o Brasil;
6- Recebimento dos valores do exterior;
7- Orientação sobre melhor momento de fechamento;
8- Negociação e conversão dos valores;
9- Crédito na conta corrente em reais;
10- Formalização e assinatura do contrato de câmbio quando necessário.
Sobre a B&T Câmbio
A B&T Câmbio é a maior corretora de câmbio do Brasil, com operação em volume transacionado no setor, de acordo com o ranking do Banco Central, de US$ 35,5 bilhões entre 2018 e 2021. Alinhada com o processo de modernização deste mercado, a empresa oferece agilidade, modernidade e tecnologia em seus produtos e serviços. Um exemplo é o aplicativo EasyWay Remessas, que permite uma jornada online e intuitiva em operações de câmbio, como transferências internacionais de conta para conta.
A longa trajetória no mercado ainda faz da B&T Câmbio uma das empresas mais seguras e confiáveis do setor. Fundada em 1993, atua no mercado de câmbio comercial e turismo cobrindo 189 países. Possui uma rede de mais de 40 lojas de câmbio espalhadas por todas as regiões do país (próprias e de correspondentes). A B&T oferece serviços de câmbio completos aos clientes (pessoas físicas e jurídicas), sempre com agilidade nos processos, redução de custos e excelência no atendimento.
A corretora é integrante do Grupo B&T, que detém ainda as marcas Europa Câmbio, B&T Consultoria e B&T Global. Presente no Brasil (escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife) e nos Estados Unidos (Miami), o grupo possui cerca de 230 funcionários e mais de 1 milhão de clientes.