Crédito: Imagem Free

Brasil Mais abre cadastro para atender 660 empresas na área de produtividade

SEG. 21 JUN

O Programa Brasil Mais abrirá em julho próximo um novo ciclo de atendimento às empresas na área de inovação tecnológica para melhoria da produtividade do trabalho dos pequenos negócios. As inscrições já estão abertas e serão cadastradas até 660 empresas, que ao longo de quatro meses serão acompanhadas pelos Agentes Locais de Inovação (ALI).

O programa é uma parceria do Sebrae com o Governo Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). No Rio Grande do Norte, a meta é atender até o final do próximo ano a quamtidade significativa de 3,3 mil empresas.

Para participar do "Brasil Mais" o empreendedor não terá qualquer custo, porquanto todas as ações são custeadas pelas instituições parceiras. O cadastro das empresas interessadas já pode ser feito no site brasilmais.economia.gov.br. As empresas participantes receberão acompanhamento dos agentes por até quatro meses e terão encontros coletivos e individuais focados no aumento dos lucros e reduçãodos custos, com o objetivo de tornar esses pequenos negócios mais produtivos até 2022.

De acordo com a gestora estadual do Programa Brasil Mais, atualmente 567 empresas do estado estão concluindo o primeiro ciclo do programa neste ano, iniciado em março. Esses pequenos negócios receberam orientações individualizadas para estimular a inovação no ambiente do negócio, melhoria das técnicas de gestão de processos, da gestão de operações de vendas, da gestão de produtos e da gestão financeira, além de serem estimuladas a iniciarem o processo de transformação digital. Segundo Marijara Leal, poderão ser cadastradas neste segundo ciclo do programa empresas de todas as regiões do Rio Grande do Norte, já que o Sebrae atua também nas cidades do interior do estado através dos escritórios regionais.

As ações do Brasil Mais são baseadas e implementadas via metodologia do programa ALI. Os 30 agentes atuantes no RN são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atender micro ou pequenas empresas, com o objetivo de promover a inovação para reduzir os custos e aumentar o faturamento. “Utilizamos um método prático para o atendimento e de avaliação dos resultados. Essa metodologia está baseada em no conceito lean startup, em que o empresário segue o programa cumprindo etapa por etapa”, explica a gestora do ALI no RN, Algéria Varela.

No decorrer de até quatro meses, os ALI acompanharão de perto a realidade das micro e pequenas empresas atendidas pelo programa, identificando problemas e perfil do público consumidor, além de ajudar na criação e implementação de inovações. O Programa Brasil Mais é uma ação coordenada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, e é desenvolvida em parceria com Sebrae, Senai e ABDI para oferecer apoio técnico e consultorias para empresas brasileiras até dezembro de 2022.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também