A B3, bolsa do Brasil, participa nesta semana da Global Money Week (GMW), uma campanha mundial de sensibilização para a importância de assegurar que os jovens sejam, desde muito cedo, financeiramente conscientes e adquiram gradualmente conhecimentos, competências, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas.
No Brasil a campanha, que este ano terá o tema "Aprender. Poupar. Ganhar.", é organizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), coordenadora do grupo de trabalho da Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE, entidade líder da iniciativa.
Entre os dias 22 e 28 de março, serão realizadas ações globais visando impactar os jovens de 15 a 21 anos.
A B3 será responsável por transmitir, pela internet, aulas que abordam desde os princípios básicos de educação financeira até informações sobre o mercado de ações. As aulas são gratuitas e abertas. Para acompanhar, basta se cadastrar no site da TV B3.
Programação da semana de aulas, com transmissão diária entre as 19h e as 20h:
Dia 22: Educação Financeira
Dia 23: Por Dentro da B3
Dia 24: Conheça o Mercado de Ações
Dia 25: Conheça o Tesouro Direto
Dia 26: Conheça o Mercado de Renda Fixa
Além disso, o planejador financeiro Leandro Loiola representa a bolsa na live “Bate papo sobre a B3”, que será transmitida nas redes sociais da CVM no dia 25, às 14h. O Hub de Educação Financeira da B3 disponibilizará uma trilha educacional com conteúdos específicos para a semana, curados pela Bia Santos, CEO da Barkus Educacional. Instituições de ensino também podem entrar em contato pelo e-mail educacao@b3.com.br e solicitar palestras gratuitas para seus alunos.
“Estamos convictos de que educação financeira é algo que precisa ter espaço desde cedo na vida das pessoas. Vimos o número de contas de pessoas físicas na B3 aumentar significativamente nos últimos dois anos e um estudo nos mostrou que os investidores são, em sua maioria, jovens, que começam com valores baixos [pouco mais de R$ 600] e tem uma visão de longo prazo. Apoiamos e lideramos ações que buscam disseminar educação financeira porque acreditamos que cidadãos e investidores mais conscientes administram melhor suas vidas e seus patrimônios”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3.
Desde 2012, a GMW já mobilizou mais de 465 mil atividades, realizadas por 63 mil organizações em 175 países.