Crédito: Imagem Gratuita

BMG Granito anuncia PIX em suas máquinas e garante facilidade na conciliação

SAB. 19 SET

Anunciado em fevereiro de 2020 pelo Banco Central, o PIX, sistema de pagamentos instantâneos, está previsto para ser apresentado e liberado ao público em 16 de novembro.

O novo sistema de pagamento tem como objetivo substituir a troca de dinheiro em espécie entre as pessoas, além das transações de débito e das realizadas por meio de transferências bancárias (TED ou DOC). Trata-se de uma alternativa que, além de baratear o custo das operações, permite que a transação seja realizada instantaneamente. Todos os bancos com mais de 500 conta ativas, como o BMG (responsável pelo funding – captação de recursos financeiros – de todas as operações da BMG Granito), deverão se adequar para receber e oferecer o serviço. Os demais bancos e fintechs poderão aderir, opcionalmente.

Atualmente, os bancos limitam a função débito em conta, cada um com o seu padrão, já com o PIX o padrão será único para todos. O sistema será apresentado em dois modelos: QR Code Recebedor, em 2020, e QR Code Pagador, a partir de 2021. Na primeira opção, o consumidor escaneia o QR Code do estabelecimento comercial e paga com o novo sistema, instalado diretamente pelo App do banco em que é correntista. No segundo modelo, o consumidor é quem gera um QR Code para pagar pelo celular. “Entendemos que ainda não existem regras claras do Banco Central quanto à contestação de transações e o modelo liberado em 2020 provavelmente seria aplicado a substituição de boletos e TEDs mais facilmente do que para pagamento de estabelecimentos comerciais”, comenta Rodrigo Luiz Teixeira, CEO da BMG Granito.

A empresa vai integrar o modelo de QR Code Recebedor em suas máquinas assim que o sistema for liberado, ainda em novembro deste ano. E em 2021, a empresa integrará o segundo modelo. “Em um primeiro momento, pensando em atender às necessidades do mercado, a BMG Granito oferecerá o QR Code Recebedor, mas no ano seguinte estaremos também com a segunda opção, pois acreditamos ser a melhor solução para os nossos clientes”, revela o executivo, que destaca ainda a importância da segurança para os clientes em primeiro lugar “Independentemente do modelo, nós vamos oferecer a segurança da conciliação para o estabelecimento comercial, nosso principal parceiro, o que é um diferencial importante dentro da nossa plataforma”, finaliza.

Sobre BMG Granito

A Granito surgiu em 2015, ainda como Pago Cartões, uma empresa especializada em meios eletrônicos de pagamento com o diferencial de possuir uma plataforma própria de tecnologia, o que permite entregar as melhores e mais rápidas soluções para os clientes. Sob o comando dos executivos Rodrigo Teixeira e Roberto Masotti, a empresa conquistou número expressivos em 2019: um crescimento de mais de 62% em comparação ao ano anterior, transacionando um volume acima de R$ 1 bilhão. O Banco BMG possui 89 anos de mercado e, em setembro de 2018, adquiriu 75% da Granito. Antiga Pago Cartões, a empresa foi fundada em 2015, tendo mudado seu nome para Granito também em 2018. A partir daí, a companhia passou a se chamar BMG Granito. Em 2020, a empresa conquistou a certificação GPTW – Great Place To Work, com 92% dos colaboradores acreditando que a BMG Granito é um excelente lugar para trabalhar.

  Revista Negócios
 Veja Também