Bitcoins: realidade ou ficção do mundo digital?

QUA. 06 DEZ

Entender o que é bitcoin é um processo gradativo, segundo alguns especialistas do mercado. Em geral, no entanto, para facilitar o entendimento, segue um conceito: trata-se de uma forma de dinheiro, com a diferença de ser digital e não ser emitido por nenhum governo. Para transações online, é a forma ideal de pagamento, pois é rápido e seguro. Uma tecnologia inovadora.

Tecnicamente, é um programa de código-aberto compartilhado por redes com vários computadores conectados. E foi criado, protocolado e divulgado pelo misterioso Satoshi Nakamoto. Possivelmente, um japonês que já ultrapassou os 40 anos de idade. Porém, não se sabe ao certo se é realmente uma pessoa ou um grupo de programadores. Cada vez mais popular na internet, a unidade da criptomoeda está avaliada em R$ 29 mil aproximadamente. O valor é determinando livremente por indivíduos do mercado.

Na Empiricus, maior empresa de análise de investimentos do Brasil, um dos questionamentos mais comuns é sobre a segurança da nova moeda. “A segurança do bitcoin é garantida graças a um código matemático complexo e único. Soma-se a isso o fato de que toda moeda é gerada e fiscalizada por uma rede de transações chamada blockchain, uma tecnologia que funciona como um livro de registros ou um livro contábil. Todas as transações feitas no mundo inteiro com a moeda virtual estão registradas ali. Dessa forma, é garantida a segurança e a integridade da moeda à prova de hackers. Toda vez que uma transação é feita, um novo código é gerado e adicionado ao código preexistente do bitcoin, tornando impossível sua falsificação”, explicou Vinicius Bazan, analista da Empiricus.

No Brasil, as plataformas para compra e venda de bitcoin têm se popularizado. As mais famosas são Mercado Bitcoin, Bitcointoyou e Foxbit. A cada dia, mais pessoas apostam nas criptomoedas e no espírito de “livre mercado” puro, sem interferência de governos. Espalhado na rede, pode ser garimpado. Para isso, é preciso quebrar a criptografia dos bitcoins. Se bem-sucedido, a moeda vai para sua carteira virtual. Nakamoto estabeleceu a existência de apenas 21 milhões de bitcoins. Até o momento, foram encontradas 11,7 milhões. Por isso, a ideia de mineração está ficando cada vez mais difícil, dizem os especialistas.

Assessor financeiro da Apex Investimentos, afialiada da XP Investimentos, Ranylson Machado, alerta para os cuidados com as especulações. “O alerta que faço é quanto a especulações financeiras com esta moeda. As oscilações são fortes e sugiro que se estude bastante esta nova modalidade de investimento antes de se aventurar nesta seara”, recomenda Ranylson. “É preciso saber que atualmente existem grandes movimentos especulativos (procura e oferta) acarretando uma grande oscilação no mercado de câmbio, o que interfere em seu valor, o qual é definido livremente ao longo do dia”.

Ele acredita que haverá uma migração natural, gradual e ininterrupta para a criptomoeda. "A minha opinião é a de que esse meio de pagamento eletrônico, que já é uma realidade, aos poucos se consolide como tal em nível global, promovendo uma migração gradual – não muito rápida, mas ininterrupta - do pagamento através do papel moeda para as bitcoins, ou outros protocolos digitais que estão surgindo com esta finalidade".
 

  Revista Negócios
 Veja Também