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AutoForce: transformando vendas complexas em experiências incríveis

QUA. 06 JAN

Em pouco mais de 5 anos atuando no segmento automotivo, a AutoForce já conquistou números expressivos, relevância no mercado por meio de seus produtos e autoridade no setor; tem gerado conhecimento com um blog especializado, cursos gratuitos sobre marketing digital automotivo, palestras, pesquisas e conteúdo rico no geral. Além de difundir uma cultura que a torna uma das empresas mais desejadas para se trabalhar.

São 428 mil leads gerados. Mais de 27 mil veículos vendidos e quase R$ 2 bilhões em faturamento gerado para o setor automotivo. Mais do que números, este é um registro de como a startup potiguar AutoForce tem colaborado nos últimos cincos anos com o desenvolvimento e a transformação digital no segmento.

Trabalhando hoje com o Autódromo — uma plataforma que permite aos concessionários montar e gerenciar seu próprio site — e com o objetivo de adentrar o mundo do e-commerce automotivo, a AutoForce tem feito a diferença e gerado resultados incríveis para o setor. E tudo começou com o vislumbre de uma oportunidade em meio a crise. A transformação digital do setor automotivo

Criada em meio a uma das maiores crises do setor automotivo, em 2015, a AutoForce nasceu do desejo de ajudar o mercado a se adaptar à nova forma de fazer negócios. Naquele momento, uma profunda mudança estava acontecendo: com a internet, as pessoas não consomem nada da mesma maneira que antes. E isso não era diferente para o setor automotivo.

Cada dia mais, pessoas buscam saber sobre os veículos que desejam comprar vendo reviews no YouTube, lendo detalhadamente os conteúdos das montadoras e se informando sobre o assunto. Dessa maneira, o comprador — que antes visitava diretamente à concessionária para conversar com o vendedor e decidir sua compra — hoje, já chega à loja certo do que quer e munido de informações detalhadas sobre suas escolhas.

Esse novo comprador deseja, também, saber quais as formas de financiamento que a loja oferece e quer ter a possibilidade de agendamento de test-drive pelo site da própria concessionária.

Ele deseja respostas rápidas por meio de chat on-line e não só atendimento pelo telefone; quer saber se a peça ou acessório que precisa para o seu veículo está disponível sem ter que ir até a loja questionar, quer agendar revisões sem burocracia e quer resolver tudo em poucos cliques pelo computador ou smartphone.

Isso demandou uma nova dinâmica para as concessionárias, que precisaram readequar seu site e a maneira de vender. Dentro desse contexto, Tiago Fernandes identificou a oportunidade que parecia ser a grande saída para tirar o mercado da crise.

"O mercado automotivo brasileiro é extremamente carente de tecnologias, processos e modelos de negócios para geração de mais valor para os compradores de veículos. Quando iniciamos a AutoForce, queríamos empreender com algo que realmente fizesse a diferença para este segmento, conectando compradores e vendedores por meio da internet, e sobre o qual pudéssemos contar para nossos netos no futuro”, disse Tiago Fernandes, CEO e fundador da startup.

Assim, em conjunto Isaiane de Mendonça e Clênio Cunha, Fernandes lançou o Autódromo, uma plataforma CMS que permite às concessionárias, montadoras e lojas de veículos criarem e gerenciarem showrooms digitais, portais de grupo e landing pages de forma autônoma, contribuindo com seu posicionamento digital e com a geração de oportunidades de negócio pela internet.

Além disso, dentro da própria plataforma — ou por meio de integrações —, é fácil gerenciar leads e estoques de seminovos. O cliente pode montar o seu showroom digital da maneira que melhor se adequar a sua operação com facilidade e de maneira intuitiva.

Em curso, está o projeto AutoCommerce, que tem a ambição de ser a primeira plataforma de e-commerce de veículos da América Latina. Outro braço nessa transformação são as parcerias com as montadoras. Atualmente, a AutoForce é homologada pela FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e pela Mitsubishi para atender toda a rede de concessionárias das marcas com a solução Autódromo.

Com a ideia de levar clientes ao pódio, ou seja, ajudar a concessionária a gerar leads qualificados e vender para eles, a AutoForce desenvolveu a sua solução pautada em uma analogia com o mundo da Fórmula 1. Assim, a plataforma Autódromo é como uma máquina de corrida que é pilotada pelo concessionário (chamado de champion) e tem o suporte do time da empresa em seus pitstops.

Mais do que um produto, um agente transformador

Em cinco anos, mais de 735 concessionárias em todo o Brasil foram atendidas. Mais de 550 showrooms digitais foram criados. Mas a mudança não parou por aí. Além de entregar a ferramenta, também era preciso ajudar o mercado a compreender a transformação digital e se adaptar a ela.

Transformação digital significa utilizar as tecnologias digitais para mudar o modo como uma empresa opera, desde sua relação com os clientes até a criação do produto e entrega de valor.

Por isso, a AutoForce investiu no desenvolvimento do Encantamento de Leads, uma metodologia exclusiva de vendas on-line para o setor automotivo. Para ajudar a difundir a técnica, foi criado um curso, que é aberto para todos que desejarem aprender. Ele fica disponível na plataforma AutoForce Academy, que conta — ainda — com o curso de marketing digital para concessionárias, que já certificou mais de 650 profissionais.

Para o futuro, o plano é criar novos cursos gratuitos e pagos e gerar materiais exclusivos para clientes AutoForce. Além disso, o blog.autoforce.com é referência no setor automotivo e se mantém ativo informando sobre tendências do mercado, inovação, vendas, marketing digital para concessionárias e disponibilizando mais de 150 materiais educativos. “Fazer parte e contribuir com um ecossistema forte é uma das sensações mais gratificantes que já experimentamos”, afirma Clênio Cunha, sócio-fundador da AutoForce.

Nosso combustível são as pessoas

Sendo uma empresa customer centric, a AutoForce prioriza as necessidades dos clientes. Assim, conta com um time de customer success e customer hero que acompanha os clientes mesmo após a venda dos produtos. A ideia é que o relacionamento não deve parar na compra, mas ser trabalhado no dia a dia como forma de continuar orientando e otimizando as vendas das concessionárias.

O cliente AutoForce, então, tem suporte do time de sucesso do cliente, que reforça a visão estratégica do seu negócio, e dos heroes para tirar dúvidas quanto à plataforma e encaminhar solicitações de suporte técnico.

E para que tudo isso ocorra na prática, os valores são levados a sério por quem trabalha na empresa. Afinal, a startup só é o que é por causa da cultura e da comunidade que possui. Atualmente, são quase 30 colaboradores (chamados de racers), das mais diferentes áreas, unidos pelo mesmo propósito: transformar vendas complexas em experiências incríveis.

“Aprendizado, autoconhecimento, evolução, quebra de conceitos, superação. O ecossistema que criamos, o network que desenvolvemos e as pessoas que nos tornamos fazem com que eu veja a AutoForce como um agente de transformação”, avalia Isaiane de Mendonça, COO da AutoForce.

Acima de tudo, a força da empresa está em sua cultura. Isso significa saber quais são os valores, hábitos e conhecimentos que orientam as ações da empresa. Significa saber o que somos, porque existimos e onde queremos chegar.

“Somos adaptáveis. Levamos o cliente ao pódio. Entregamos além do esperado. Agimos com base em dados. Inovamos para vencer. Temos um poderoso espírito de time”. Estes valores fazem muito sentido para quem vive a AutoForce, uma empresa que incentiva o intraempreendedorismo entre os colaboradores, ou seja, estimula o agir e pensar como dono.

Assim, os racers possuem capacidade diferenciada de analisar cenários e de encontrar oportunidades; buscam, criam e implementam ideias. Afinal, o lema é: Driving the Future.

Tudo isso é reforçado pela interação diária da equipe, que — seja no escritório, seja no home office — se mantém unida e colaborativa. Para isso, os encontros da equipe são fundamentais. Sempre às quintas-feiras, acontece a Universidade AutoForce: um momento em que um racer escolhe um tema para falar para todos promovendo e motivando o aprendizado do grupo.

A equipe é colaborativa, aberta a discussões e sempre celebra as suas conquistas. Com isso se constrói um time de alta performance, que trabalha em absoluta sinergia, de forma unida.

Assim, a AutoForce segue com a missão de promover a transformação digital no setor automotivo, por meio de tecnologias, processos e modelos de negócios que geram mais valor e inovação para os clientes e a visão de ser uma empresa referência em tecnologia e marketing digital para o e-commerce automotivo na América Latina até 2024, sendo reconhecida pela qualidade e inovação de seus produtos e serviços.

Afinal, a nossa constante é a mudança e estamos sempre preparados para ela.

Por Priscilla Xavier

  Revista Negócios
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