Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning Brasil
Crédito: Divulgação

Autoconhecimento e aprendizado constante são características essenciais para o líder de primeira viagem

SEX. 21 AGO

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é a mudança de papel. Ser promovido, principalmente para uma posição de liderança, é muito bom, mas o impacto que essa mudança pode trazer é sempre incerta.

O gestor de primeira viagem precisa assumir uma postura de aprendiz e desenvolver sua resiliência para entender que não dominará todas as tarefas como antes. O principal desafio é aprender, na prática, o que muda entre o atual papel e o anterior, deixando de fazer atividades que sempre fez muito bem - e, provavelmente, contribuíram muito para a tão sonhada promoção - para entrar em um mundo de novos desafios e oportunidades.

Durante esse aprendizado é natural sentir angústias e ter muitas dúvidas, por isso é importante investir na capacitação para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao líder. Tão importante quanto o conhecimento técnico sobre o negócio é agir com o devido comportamento. É aí que entra a importância do desenvolvimento de soft skills (termo em inglês para definir as competências sociais, emocionais e mentais ligadas à personalidade de cada um) e do aprendizado constante, tão importantes para o crescimento profissional.

Líderes de destaque possuem alguns valores em comum como empatia, resiliência, escuta ativa, adaptabilidade, flexibilidade, propósito, capacidade de comunicação e de resolver problemas, por exemplo, então treinamentos que ensinam a delegar tarefas, gerir pessoas e desenvolvam habilidades de comunicação são essenciais para quem está começando nessa jornada.

Delegar tarefas, aliás, é o primeiro grande passo para se tornar um bom gestor. Aqui o que faz a diferença é dedicar tempo para conhecer bem cada indivíduo da equipe e distribuir as atividades condizentes com a capacidade de cada um. Essa é a grande diferença do novo cargo: entender que a entrega de resultados passará a ocorrer por meio de outros profissionais e não somente do trabalho individual.

Para que isso aconteça é fundamental ter interesse genuíno no aprendizado e crescimento dos outros, mas só vontade e interesse não bastam. É recomendado buscar ferramentas ou cursos específicos e, principalmente, focar energia no autoconhecimento, pois ter clareza de quais são seus pontos fortes e suas fraquezas é imprescindível para a gestão de equipes.

Sobre Richard Vasconcelos

Richard Vasconcelos CEO da LEO Learning Brasil, uma das principais empresas de educação corporativa digital, mestre em Tecnologias Educacionais pela University of Oxford e atua há 15 anos no mercado de educação. Neto do fundador da universidade privada Estácio, atuou na implantação do ensino à distância na instituição até 2009. Fundador e investidor de outras startups de tecnologia educacional, foi CEO e sócio da rede de escolas de inglês Britannia, vendida para a Cultura Inglesa em 2018.

Sobre a LEO Learning Brasil

Revolucionar a aprendizagem através de novas linguagens, como webséries, realidade virtual e games pensados para desenvolver habilidades específicas, são ingredientes com os quais a LEO Learning Brasil vem aperfeiçoando, de modo customizado, os times de diversas organizações no país. Uma empresa nacional em sociedade com a LEO Learning britânica, pioneira em educação à distância no cenário mundial, a edtech é uma novidade promissora no mercado de educação corporativa e deve crescer bastante nos próximos anos.

Por Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning Brasil

  Revista Negócios
 Veja Também