A indústria da tecnologia vem crescendo em um ritmo acelerado que foi amplificado pela pandemia. As inovações estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, facilitando a rotina por meio de softwares, máquinas ou ferramentas. Com esse avanço, o mercado de trabalho também revoluciona e surgem novas opções de profissões e cargos, conhecidas como as profissões do futuro.
Essa transformação já era algo previsto, pois uma pesquisa divulgada no Fórum Mundial do Trabalho de 2019, que trata do tema de muitas das profissões que existem hoje, diz que muitas dessas delas se tornarão obsoletas e outras, ainda inexistentes, serão cruciais para a forma de trabalho do novo mundo e que necessitam muito de preparo e qualificação para assumir esses cargos.
Seguindo essa tendência, a Enext - empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais - tem se preparado cada vez mais para esse cenário. Focada em inovação, a empresa conta com um time de mais 200 pessoas preparadas e capacitadas em utilizar a as melhores tecnologias e soluções do mercado e atualmente, está reforçando os times de UX/UI, Design, CRO, SEO, Mídia, Marketing Cloud, Back end e Front end.
Em uma apresentação recente, a Salesforce, gigante norte-americana de soluções cloud e parceira da Enext, divulgou que pretende ter mais de 500 mil profissionais atuantes até o ano de 2022. A Enext vem contribuindo para esse objetivo, a companhia tem mais de 40% do time de CRM certificado e proporcionando o ambiente de aprendizado e a cultura de certificação, em que os profissionais contratados para a área de Marketing Cloud (CRM) são frequentemente estimulados à capacitação e certificação. “As carreiras híbridas são cada vez mais presentes no dia a dia e quem estiver preparado não ficará sem trabalho”, comenta José Lara, diretor responsável pela prática de Salesforce Marketing Cloud da Enext .
Um dos exemplos desse crescimento de carreira na empresa é o Rogério Santos, 21 anos, que iniciou em 2017 como estagiário e atualmente ocupa o cargo de Head de Back End. “O segredo está em trabalhar com projetos dinâmicos e não lineares. Atuar com grandes clientes e projetos cada vez mais diversos é a minha motivação, essas características se resumem em reconhecimento interno e no mercado”, explica Santos.
Outra área que vem tomando forma nos últimos quatro anos é a de SEO (Search Engine Optimization), onde os profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento e execução de estratégias para que os sites ganhem visibilidade orgânica, aparecendo nas primeiras posições dos mecanismos de busca (Google, Youtube, Bing, etc). Porém, o mercado de SEO no Brasil, assim como o Marketing Digital no geral, ainda está se desenvolvendo e faltam pessoas qualificadas com experiência realmente relevante, com isso, as empresas têm optado por formar esses profissionais na própria empresa, oferecendo plano de carreira e desenvolvimento interno como um meio de manter essas pessoas que já dominam com eficácia diversos planejamentos.
Na Enext este formato traz resultados excelentes com os colaboradores, um dos projetos é o Programa de Capacitação recorrente, no qual estudantes das áreas de Tecnologia passam por um treinamento de 60 dias, aprendendo sobre a Enext e, ao final podem se juntar ao time, se tornando estagiários da área em que estiveram. Outro exemplo é o Summer Jobs - durantes os meses de janeiro e fevereiro, direcionado aos profissionais atuantes em todas as áreas da companhia. Neste, os colaboradores também passam por uma experiência em criar e entregar um projeto, variando entre 30 e 60 dias de treinamentos, aqueles que mais se destacam têm a possibilidade de efetivação.
“Estou indo para o meu quarto ano na Enext e sou muito grato por aprender constantemente com profissionais que de fato são referência no segmento de e-commerce e marketing digital. Aqui tive a oportunidade de ter contato com muitos parceiros (visitas e treinamentos na sede do Google) e consultores de SEO referência no mercado, com destaque especial ao John Martin. Tive um amadurecimento e crescimento exponencial ao longo de 4 anos intensos de Enext e hoje lidero e coordeno toda operação de SEO de grandes marcas conhecidas mundialmente”, conta Matheus Maraccini, Head de SEO.
Outra área concorrida no mercado é CRO - UX/UI (Conversion Rate Optimization). Os profissionais são responsáveis por ter um olhar macro sobre todas as áreas do clientes, para que assim se crie uma estratégia consiste em um conjunto de práticas que irão impulsionar, aumentar e otimizar os resultados da empresa. Para os interessados nesta carreira, é importante entender sobre duas frentes principais de trabalho: Negócios (web analytics e tendências) e Estratégia de UX. “Aqueles que querem ingressar agora na área tem muita chance de destaque no futuro. A Experiência do Usuário será o principal motor da economia e até 2050 haverá cerca de 100 milhões de profissionais de UX no mundo”, destaca Vitória Braga, Head de CRO na Enext.
Além das áreas descritas, Mídia, Business Development, Gestão de Projetos, Criação, entre outras, estão em constante crescimento e com vagas em captação contínua. “Estamos transformando as pessoas para o futuro, por meio da captação e desenvolvimento dos melhores profissionais, com processos seletivos e de RH humanizados, ambiente dinâmico e inclusivo que proporciona a troca de experiências e conhecimento, desenvolvendo soft e hard skills. Mantemos parcerias com instituições de ensino, ferramentas e iniciativas próprias e do grupo, com ênfase na experiência do colaborador e excelência nos resultados dos nossos clientes”, finaliza Jaqueline Barbosa, HR Business Partner.
Para fazer parte da equipe dos profissionais do futuro da Enext basta entrar e conhecer as vagas disponíveis no site jobs.solides.com/enext/ ou enviar o seu currículo para recrutamento@enext.com.br, informando a vaga de interesse no campo “assunto” e a sua pretensão salarial.
Sobre a Enext
A Enext é uma empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais. Os serviços abrangem desde planejamento estratégico e transformação digital, passando por implantação de plataformas, Mídia, Business Intelligence e CRM. A empresa é responsável por projetos digitais para grandes marcas, como: BASF, PUMA, C6 Bank, Mondelez, Novartis e Sephora. Fundada em 2008, a empresa com sede em São Paulo conta com mais de 200 colaboradores e mais de 70 clientes ativos, e credita o seu sucesso à tríade: foco no cliente e nos seus desafios, na capacitação, engajamento e com a missão de transformar pessoas para o futuro, e na excelência das entregas e dos resultados.