Crédito: Marcello Casal | Agência Brasil

Atividade do comércio tem leve alta de 0,4% em fevereiro

QUA. 16 MAR

As vendas do comércio físico brasileiro registraram leve alta de 0,4% em fevereiro na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o setor de Combustíveis e Lubrificantes impulsionou o crescimento do índice superando a média geral com alta de 1,6%.

“O aumento desse segmento pode ser influenciado pelo período comemorativo de Carnaval, em que os consumidores tendem a consumir mais o recurso para poder viajar”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Dentre os outros setores, o de Veículos, Motos e Peças revelou estabilidade e apenas o de Material de Construção teve queda, essa de 0,3%.

Ainda de acordo com Rabi, apesar do crescimento registrado em fevereiro deste ano (0,4%), a alta não conseguiu compensar integralmente a retração marcada em janeiro (1,6%). “Os dados do indicador mostram que o varejo continua tentando se reerguer, mas ainda não voltou aos níveis pré-pandemia. A inflação e as taxas de juros expressivas são dois dos principais fatores que têm dificultado a retomada dos empreendedores brasileiros”.

Análise anual revela queda para o comércio físico

Na variação ano a ano (fev/21 x fev/22) a atividade do comércio marcou queda expressiva de 5,0%. Todos os segmentos registraram baixa, exceto o de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática, que cresceu 5,7%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador.

  Revista Negócios
 Veja Também