O distanciamento social indicado em virtude do novo Coranavírus (Covid-19), está sendo desafiador para vários segmentos. Em clínicas de saúde e bem-estar, por exemplo, a necessidade de contato físico com as clientes, levou empresários do setor a reinventar a forma de atender durante o contexto de pandemia. Redes sociais de trocas de mensagens têm sido a escolha da maioria, uma vez que o recurso é a válvula de escape de muitos para passar o tempo nas últimas semanas.
A arquiteta Manuela Souza obedece às orientações de saúde e está em casa. Para ela, ser atendida mesmo não podendo ir à clínica foi positivo. "Precisava de uma dieta para deixar minha rotina em casa mais organizada e mais focada. Fazer online, em um momento que não se pode sair, foi maravilhoso", avalia.
A nutricionista Lia Lorena, que atua em Natal pela Clínica Emagrecer e acompanha Manuela, conta como o atendimento via internet supre o encontro presencial. " O contato por vídeo facilita a captação de detalhes da avaliação. O método comparativo é o peso e o registro fotográfico, que são parâmetros com comprovação científica também, para comparar resultados" explica.
Para promover os atendimentos, Lia usa uma rede social popular de troca de mensagens de texto e videoconferência. "Utilizo o WhatsApp, pois facilita a vida de todos, já que é algo comum e bastante utilizado". A plataforma registrou crescimento de 40% em março, segundo um levantamento do Kantar, principalmente nos países mais afetados pelo vírus. O estudo considerou dados de 25.000 pessoa por todo mundo.
O fisioterapeuta Hallamo Saraiva, que está à frente da Clínica Emagrecer, afirma que "o acompanhamento online é uma ferramenta eficaz para consultas, diagnósticos e orientações. O formato está regulamentado pelos conselhos de classe e, atualmente, as farmácias têm maior aceitação dos receituários digitais".
Inicialmente, o isolamento e, consequentemente, a parada dos atendimentos tiveram impacto direto nas unidades da clínica tanto no Rio Grande do Norte, quanto na Paraíba, mas a internet possibilitou a realização de parte dos atendimentos. "Hoje, o atendimento vai até você, de forma online, eficiente e personalizada. Não funcionávamos com Telemedicina e também com consultas nutricionais online. Devido à pandemia, os conselhos liberaram. Foi tudo muito rápido, porém o mercado online está oferecendo prontuários, aplicativos simples e didáticos para o profissional e pacientes. Possivelmente é uma nova possibilidade que surge durante a crise. Cabe aos profissionais aproveitarem", afirma Hallamo.
Benefícios do acompanhamento nutricional são diversos durante pandemia
A nutricionista Lia Lorena orienta sobre os cuidados com a alimentação durante o distanciamento social. "Nesse período, o contato com o nutricionista é essencial por questão de saúde, seja para fortalecer o imunológico, equilíbrio emocional, controle de patologias como diabetes, hipertensão, doenças autoimune, gestação e, também, o controle de peso, afinal a obesidade envolve um dos grupos de risco. Então, não podemos parar, a saúde em primeiro lugar", finaliza.