Crédito: Divulgação

Asaas automatiza integração entre gestão financeira e contabilidade empresarial

TER. 11 JAN

O Asaas, fintech que oferece soluções de pagamentos, cobranças e gestão financeira, e a Ottimizza, que intermedia sistemas financeiros e contábeis, atendendo centenas de contabilidades de todo Brasil, anunciaram uma integração entre suas plataformas para permitir o compartilhamento de dados de forma totalmente automática. A cooperação estratégica tem como objetivo contribuir com a saúde financeira dos empreendedores e estimular a transformação digital dos contadores do país.

“Em geral, toda empresa precisa enviar dados financeiros e fiscais para seu contador. Hoje, parte delas ainda faz isso manualmente, enviando o documento físico via malote. Outras usam sistemas de gestão financeira, o que possibilita que os lançamentos sejam exportados digitalmente. Porém, mesmo assim, os contadores precisam importar ou inserir manualmente essas informações no seu sistema contábil e fazer uma conciliação”, explica o CEO do Asaas, Piero Contezini.

Nesse contexto, o principal benefício da parceria é tornar esse processo totalmente automático. Com a integração, os sistemas de gestão financeira e contábil passam a funcionar como um só, sem a necessidade de transferência de dados de uma plataforma à outra. O Base By Asaas — ferramenta de gestão gratuita do Asaas — possibilita o envio de todos os lançamentos financeiros de forma automatizada para a Ottimizza, que interpreta estes dados gerando informação totalmente pronta para ser importada em qualquer software de gestão contábil do mercado utilizado pelo contador.

Para Ricardo Machado, CEO da Ottimizza, a integração representa um avanço importante para o mercado de contabilidade, que hoje conta com mais de 500 mil contadores e técnicos ativos, segundo o Conselho Federal do segmento. Com o procedimento, o profissional tem acesso muito mais fácil aos dados da empresa atendida, ganha agilidade em processos diários, gasta muito menos tempo com trabalho manual e praticamente elimina a possibilidade de falhas que poderiam comprometer a empresa e gerar prejuízos financeiros, considerando que não é mais necessário digitar lançamentos manualmente. “Um ganho de produtividade sem precedentes, que permite o atendimento de muito mais clientes com a mesma equipe”, complementa Machado.

Além disso, o cliente do Base by Asaas pode autorizar o envio automático dos dados contábeis e financeiros da empresa para o seu contador por meio da plataforma Ottimizza. Com isso, os contadores não precisam ficar pedindo essas informações de forma recorrente e os empreendedores deixam de ter essa preocupação com o envio.

“Com o aumento da produtividade que essa integração proporciona, os contadores passam a ter mais tempo para se dedicar a uma atuação estratégica com seus clientes. Para o empreendedor, isso significa mais controle da gestão dos seus negócios e menos chances de enfrentar problemas financeiros”, destaca Piero Contezini.

Base by Asaas

O Base by Asaas é resultado da aquisição da empresa Base ERP pelo Asaas, realizada no início de 2021. Desde então, o Asaas passou a oferecer funcionalidades de gestão financeira junto às suas soluções de pagamentos, cobranças e antecipação de recebíveis focadas em micro e pequenos empreendedores.

A ferramenta é gratuita e integrada às cobranças e ao histórico financeiro do Asaas, permitindo que os usuários da plataforma tenham acesso a resultados e relatórios mais efetivos sobre a saúde financeira da sua empresa, conforme dados cadastrados nas contas a pagar e a receber. Além disso, o Base by Asaas também possibilita a emissão de Notas de Produto (NF-e), cobradas num modelo completamente transacional, sem mensalidades e sem necessidade de assinatura recorrente.

“Nosso propósito é posicionar nossa oferta como uma nova categoria de negócio, chamada de Assistente do Empreendedor e revolucionar a gestão dos negócios, permitindo que, em uma mesma ferramenta, o empreendedor possa ter acesso a serviços financeiros e de gestão, e agora também de contabilidade, algo que ainda não está disponível de forma integrada e automatizada no mercado nacional”, aponta o CEO da fintech. Atualmente, a plataforma Asaas atende a mais de 95 mil clientes em todo Brasil.

  Revista Negócios
 Veja Também