Lorena e Pollyana, sócias do escritório Arquitetura Integrada
Crédito: Demis Roussos

Arquitetura: investimento em 'layout inteligente' aumenta as vendas em até 40%

SEX. 14 FEV

O e-commerce mudou a cara do varejo. Enquanto as vendas pela internet crescem, o comércio tradicional precisa se movimentar, o que obriga os varejistas a repensar no papel da loja física. A decisão de compra depende cada vez mais da experiência do consumidor. E as chances de fazer negócio aumentam em até 40% quando o cliente encontra um ambiente com 'layout inteligente'.

"Os lojistas estão mais preocupados em arrumar meios de atrair mais clientes e aumentar as vendas do que buscar alternativas que tornem o ambiente e a experiência de compra mais atrativa e consequentemente mais rentável. Primeiro temos que entender o problema, para depois buscar soluções", explica Pollyana Rangel, arquiteta e sócia de Lorena Barros no escritório Arquitetura Integrada.

"Precisamos extrair o valor do show room das lojas e o 'layout inteligente' vem justamente para estimular o uso e a simulação dos produtos e oferecer amostras de experimentação", completa Lorena. "Ao aplicar o 'layout inteligente' há uma melhor e mais eficiente utilização do espaço para flexibilizar operações, reduzir custos, aumentar produtividade e incentivar o aumento do ticket médio".

Aumento nas vendas - A Organo foi uma das empresas de Natal que já sentiram no caixa os benefícios do 'Layout Inteligente'. "Implantamos o projeto inicial e já aumentamos o faturamento em 40%. Agora precisamos dar andamento as demais melhorias." revela Tânia Dantas, proprietária da Organo.

A estratégica de ambientação induz o consumidor a percorrer todo o ambiente, aumentando sobremaneira as chances de compra de quem visita a loja. O 'Layout Inteligente' vai além de um projeto de arquitetura convencional, aliando técnicas de marketing e engenharia de produção.

Redução de custos - De acordo com Pollyana, o 'Layout Inteligente' considera o fluxo de pessoas e operações que são realizadas em todos os espaços, desde a entrada até a área de produção. "Tudo deve ser planejado para garantir a satisfação do cliente, reduzir os custos inerentes ao processo de produção, melhorar os processo de estocagem, facilitar supervisão e coordenação da mão-de-obra e aumentar a eficiência", explica Pollyana. A experiência de compra pode fidelizar o cliente e o 'Layout Inteligente' é uma excelente alternativa para garantir fãs e promotores da marca.

  Revista Negócios
 Veja Também