Aprender um novo idioma desde cedo eleva o QI

TER. 13 NOV

Você provavelmente já ouviu falar da expressão “janelas de oportunidade”. Essas janelas representam o período de desenvolvimento cerebral de um ser humano, na qual experiências e conhecimentos específicos são melhor absorvidos e assimilados. Este período acontece nos anos iniciais de vida, onde aprender um idioma torna-se uma tarefa mais fácil, rápida e natural.

A partir do momento que nascemos, janelas vão se abrindo com a intenção de expor nosso cérebro a novas experiências, incluindo o aprendizado de uma nova língua. Para que elas se mantenham abertas, o estímulo gradativo desses conhecimentos é fundamental.

De acordo com a Cambridge English Assessment, departamento da Universidade de Cambridge dedicado a avaliação internacional de proficiência da língua inglesa, nos primeiros anos de vida, o cérebro se desenvolve incrivelmente rápido. São milhares de conexões neurológicas novas e aprender qualquer coisa nessa fase se torna muito mais fácil, inclusive idiomas diferentes do materno.

Para que aconteça de forma natural, o aprendizado precisa ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, histórias, brincadeiras, música, além de recursos que criam situações reais dentro do universo infantil. “É essencial que nesta idade a curiosidade e o interesse sejam frequentemente despertados. Assim, a criança terá uma facilidade maior de aprender, assim como aprendeu sua língua-materna”, afirma o supervisor pedagógico da KNN Idiomas, Gleidson do Espírito Santo.

Um estudo promovido pela empresa de tecnologia da educação Rosetta Stones, afirma que além de adquirir pronúncia próxima a de um falante nativo, as crianças alfabetizadas em inglês podem apresentar maior quociente de inteligência (QI), evitando ainda o desenvolvimento de doenças senis, como Alzheimer.

Com metodologia própria, a KNN Idiomas possui cursos a partir dos 4 anos de idade. As dinâmicas do curso Kinder, dos 4 aos 6 anos, são reforçadas com apelo visual e escrito, sendo assim, o aluno começa a construir as primeiras frases e desenvolver seu poder de criatividade.

O curso Kids, direcionado às crianças de 7 e 8 anos, se propõe a ensinar de forma natural e eficiente, além de dar a oportunidade dos alunos se acostumarem desde cedo com as palavras e sons. Já o curso Tweens, de 9 a 11 anos, valoriza e trabalha na mesma sequência de aprendizagem da língua-mãe. Todos os exercícios e conteúdos são inseridos em contextos do cotidiano, estimulando a compreensão de histórias e elaboração de diálogos.

O que todos estes cursos têm em comum é o respeito às individualidades dos alunos, onde trabalha-se a partir da personalidade e dos gostos de cada um. Com isso, a resposta à dinâmica e metodologia oferecidas é positiva e eficiente, ou seja, aprende-se inglês de forma natural, dentro do seu próprio contexto.

 

  Revista Negócios
 Veja Também