Atender clientes, fazer entregas ou participar de reuniões. Há trabalhadores que têm, entre suas atribuições, atividades que são exercidas fora da empresa ou instituição onde prestam serviço. Com isso, registrar o ponto da forma correta nem sempre é possível, o que resulta em mais trabalho para os setores de Recursos Humanos. Pensando nessa questão, foi desenvolvido em Natal o Faceponto, um aplicativo de gerenciamento da jornada de trabalho, que, entre outras funcionalidades, permite o registro do ponto em trânsito.
O recurso está presente na rotina de atribuições da coordenadora administrativa Fabiana de Sousa Loura. A profissional atua na JMT Service, que presta serviço de mão-de-obra terceirizada em todo o Rio Grande do Norte, dando suporte aos setores e auxiliando nas ações da administração. Por isso, é corriqueiro que a funcionária esteja fora da sede da empresa nos horários de bater o ponto. Ela conta que, por meio do Faceponto, os registros de saída e entrada nessas ocasiões ganharam transparência.
“São quatro registros feitos diariamente. Por vezes, estou com clientes e outros colaboradores em reunião, marcadas para o horário do almoço. Com isso, não consigo registrar na hora certa o ponto. Com o aplicativo, consigo registrar o horário que vou sair da atividade, como também tirar o tempo correto de intervalo e comprovar para empresa que estive no lugar acordado, cumprindo o horário. Isso fortalece também a relação de confiança que tenho na minha atribuição”, relata Fabiana Loura.
De acordo com Cássio Leandro, CEO do Faceponto, o aplicativo fornece os mesmos dados, seja o ponto registrado em um local fixo ou por meio do smartphone. “Ao registrar o ponto, não importa se ele é de um colaborador externo ou de quem trabalha em local fixo. O reconhecimento facial e a localização são registradas imediatamente, de forma online. Dessa maneira, temos informações importantíssimas que nos ajudam a identificar se o colaborador está, de fato, em seu local de trabalho”, explica.
A partir de recursos instalados no próprio dispositivo, o aplicativo em questão captura o local exato de onde foi acessado. A empresa e o colaborador recebem um e-mail com esses dados. “Pedimos que a localização do celular seja configurada para o modo de alta precisão, pelo qual conseguimos obter a localização através do WiFi, rede do celular e GPS, triangulando as informações e fornecendo um relatório seguro e preciso”, conta Cássio Leandro.
O Faceponto conta com mais de 50 empresas cadastradas em seis estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Tocantins e Roraima. Cerca de dez mil colaboradores registram o ponto na plataforma todos os dias. “Conseguimos atender diversos perfis empresariais, que tenham a partir de um funcionário, e não existe limite máximo de operação. Todo cadastramento dos funcionários e treinamento do sistema é feito pela equipe do Faceponto. Projetamos para atender desde pequenos negócios até grandes empresas, transformando dispositivos móveis em sistema mobile de ponto, com qualidade e segurança”, finaliza Cássio Leandro.