App garante registro de ponto de funcionários em trânsito

TER. 23 JUL

Atender clientes, fazer entregas ou participar de reuniões. Há trabalhadores que têm, entre suas atribuições, atividades que são exercidas fora da empresa ou instituição onde prestam serviço. Com isso, registrar o ponto da forma correta nem sempre é possível, o que resulta em mais trabalho para os setores de Recursos Humanos. Pensando nessa questão, foi desenvolvido em Natal o Faceponto, um aplicativo de gerenciamento da jornada de trabalho, que, entre outras funcionalidades, permite o registro do ponto em trânsito.

O recurso está presente na rotina de atribuições da coordenadora administrativa Fabiana de Sousa Loura. A profissional atua na JMT Service, que presta serviço de mão-de-obra terceirizada em todo o Rio Grande do Norte, dando suporte aos setores e auxiliando nas ações da administração. Por isso, é corriqueiro que a funcionária esteja fora da sede da empresa nos horários de bater o ponto. Ela conta que, por meio do Faceponto, os registros de saída e entrada nessas ocasiões ganharam transparência.

“São quatro registros feitos diariamente. Por vezes, estou com clientes e outros colaboradores em reunião, marcadas para o horário do almoço. Com isso, não consigo registrar na hora certa o ponto. Com o aplicativo, consigo registrar o horário que vou sair da atividade, como também tirar o tempo correto de intervalo e comprovar para empresa que estive no lugar acordado, cumprindo o horário. Isso fortalece também a relação de confiança que tenho na minha atribuição”, relata Fabiana Loura.

De acordo com Cássio Leandro, CEO do Faceponto, o aplicativo fornece os mesmos dados, seja o ponto registrado em um local fixo ou por meio do smartphone. “Ao registrar o ponto, não importa se ele é de um colaborador externo ou de quem trabalha em local fixo. O reconhecimento facial e a localização são registradas imediatamente, de forma online. Dessa maneira, temos informações importantíssimas que nos ajudam a identificar se o colaborador está, de fato, em seu local de trabalho”, explica.

A partir de recursos instalados no próprio dispositivo, o aplicativo em questão captura o local exato de onde foi acessado. A empresa e o colaborador recebem um e-mail com esses dados. “Pedimos que a localização do celular seja configurada para o modo de alta precisão, pelo qual conseguimos obter a localização através do WiFi, rede do celular e GPS, triangulando as informações e fornecendo um relatório seguro e preciso”, conta Cássio Leandro.

O Faceponto conta com mais de 50 empresas cadastradas em seis estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Tocantins e Roraima. Cerca de dez mil colaboradores registram o ponto na plataforma todos os dias. “Conseguimos atender diversos perfis empresariais, que tenham a partir de um funcionário, e não existe limite máximo de operação. Todo cadastramento dos funcionários e treinamento do sistema é feito pela equipe do Faceponto. Projetamos para atender desde pequenos negócios até grandes empresas, transformando dispositivos móveis em sistema mobile de ponto, com qualidade e segurança”, finaliza Cássio Leandro.

 

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