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Alugar ou comprar smartphones, tablets e notebooks para a empresa?

 

Muitas empresas têm dúvidas sobre quando vale a pena comprar ou alugar equipamentos como smartphones, tablets e notebooks. De forma geral, a locação destes aparelhos oferece uma melhor relação custo e benefício, pois não há a necessidade de grandes investimentos para a aquisição destes itens, reduzindo gastos desnecessários e aumentando o EBITDA, além de evitar a imobilização de capital da organização.

De acordo com Sonaira San Pedro, sócia-fundadora e Head de Customer Success SAFIRA, são muitas as vantagens da locação de equipamentos para as empresas. A executiva cita oito dos principais benefícios para as companhias:

  1. Agilidade na contratação do fornecedor, já que o processo de compra é muito mais demorado do que o de locação;

  2. Redução de gastos com compra, manutenção e depreciação dos aparelhos, já que a empresa pode renovar todo o parque de tablets, notebooks e smartphones regularmente, sem dispender de grande investimento inicial e não precisa se preocupar em gerenciar a manutenção dos equipamentos;

  3. Possibilidade de manter todo o inventário sempre atualizado: na compra, a empresa pode ficar atrelada a equipamentos obsoletos, caso não tenha disponibilidade financeira para substituí-los imediatamente, o que acarreta perda de competitividade e produtividade, além de impossibilidade de venda depois;

  4. Escolha de vários modelos diferentes, na quantidade e na configuração adequadas às necessidades específicas da empresa, evitando riscos de comprar equipamentos incompatíveis entre si ou inadequados para as operações;

  5. Substituição rápida em caso de falhas, roubos e perdas e assistência técnica permanente, o que garante que a operação nunca pare;

  6. Redução dos custos com armazenagem, transporte e reposição de equipamentos;

  7. Redução no pagamento de impostos, já que a locação é considerada despesa e não investimento e pode ser abatida do Imposto de Renda;

  8. A terceirização, ou outsourcing, e a locação de equipamentos de TI e Telecom são contabilizados como OPEX (despesa operacional), pois aumenta a flexibilidade dos custos e reduz as necessidades de financiamento. Ou seja, pode ter o total investido abatido como despesa no Imposto de Renda.

É importante também ressaltar que a decisão entre comprar ou alugar dispositivos móveis deve ser avaliada de acordo com o momento da empresa e na finalidade de uso dos aparelhos. “É preciso olhar se a companhia dispõe de altos valores para renovar o parque de aparelhos, por exemplo, e avaliar a finalidade de uso dos equipamentos, como quando a empresa vai participar de eventos, feiras, convenções, seminários e atividades promocionais”, esclarece.

Outra dica na hora de alugar smartphones e notebooks é pesquisar a reputação das empresas e dos profissionais envolvidos. “Evite contratar fornecedores que alugam sem registro formal e também busque comentários e avaliações de outros clientes em redes sociais e em sites especializados”, finaliza.

Sobre a SAFIRA

A SAFIRA é uma empresa dedicada a acelerar os resultados de negócios nas organizações em que atua, redefinindo a maneira como os clientes lidam com as ferramentas corporativas de Mobilidade, Telecom e Tecnologia. Por meio de processos e tecnologias inovadores, mantém o foco no aumento de produtividade e eficiência das empresas e nas soluções de problemas reais de negócios de seus clientes.

Todos os anos, a empresa investe mais de 20% do faturamento em Pesquisa & Desenvolvimento, seguindo um plano de aprimoramento contínuo da plataforma tecnológica SAFIRANXT e automatização de processos operacionais. Atualmente, a SAFIRA atende cerca de 100 clientes corporativos, entre as maiores organizações do País.

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