Crédito: Agência Brasil

Agrinordeste reúne setor do agro para falar sobre mercado, tecnologia e políticas públicas

TER. 05 OUT

Entre os dias 6 e 8 de outubro, acontece o 28º Agrinordeste, maior evento do agronegócio nordestino, reunindo produtores das regiões Norte e Nordeste e especialistas para debater e trocar experiências sobre as melhores práticas de cultivos e criações. A Conferência será em formato híbrido, com encontros presenciais em Recife (PE) e transmissões online gratuitas. A iniciativa conta com a parceria do Sebrae, que estará presente levando especialistas, exposições e produtos típicos de sete estados: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Alagoas, Paraíba e Ceará.

Castanhas, mel, artesanato, couro, frutas típicas, plantas, vinhos e cachaças estão no rol de produtos selecionados para participarem do estande do Sebrae, e tem como foco a promoção comercial, que serão expostos no Agrinordeste. As produções têm apoio do Sebrae e fazem parte do Programa Agronordeste. Ao todo, o evento contará com mais de 290 produtores em exposição.

De acordo com a analista de competitividade do Sebrae, Newman Costa, a Agrinordeste se destaca por sua programação extremamente variada e todas as áreas do agronegócio que contempla. “Teremos oficinas, painéis, aulas-show, espaço para troca de experiências, mostras gastronômicas, exposições em especialidades como apicultura, bovinocultura, horticultura, caprinovinocultura, fruticultura, sabores do campo e até para área pet, de floricultura e paisagismo, que são setores que estão em alta”, observa.

Segundo ela, essa é uma oportunidade para as diversas cadeias produtivas do agronegócio se encontrarem e trocarem experiências. Newman explica que muitos produtores rurais de micro ou pequenas regiões ainda enfrentam desafios na hora de fazer negócio. “A Agrinordeste é uma iniciativa que leva para o campo o que há de mais inovador e tecnológico. Promovemos um espaço que é capaz de provocar o empreendedorismo nos produtores rurais, apresentando práticas que podem transformar o ambiente de negócios que eles vivem. Não é apenas sobre produzir, mas sobretudo como vender”, comenta.

Programação

O chef Claude Troisgros, apresentador do programa Mestre do Sabor, é uma das estrelas que estarão presentes no evento. No dia 6 de outubro, a partir das 14h, o renomado chef francês irá integrar o Painel Sabor do Campo, falando sobre “A importância da produção agrícola para a gastronomia”. No dia 7 de outubro, a partir das 14h, o especialista do Sebrae, Victor Ferreira vai falar sobre o “bolsista de inovação rural”, figura do ecossistema agrícola que trabalha como agente de desenvolvimento rural, levando aos produtores as principais questões sobre tecnologia e inovação no campo.

Ao longo dos três dias de evento serão diversos painéis e oficinas com temas como sustentabilidade, regulamentação e políticas públicas aplicadas ao agronegócio, suplementação alimentar para criações de gado e ovelhas, principais exigências do mercado, liderança, motivação, entre outros. Confira a programação completa e se inscreva aqui.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também