AGN e Sebrae fecham parceria para atender aos pequenos negócios

QUI. 11 JUL

Ações conjuntas entre o Sebrae e a Agência de Fomento do Estado (AGN) deverão fortalecer ainda mais o apoio e o atendimento aos empreendedores norte-rio-grandenses. O agente financeiro apoia os pequenos negócios estabelecidos no Estado oferecendo condições diferenciadas na concessão do microcrédito, visando fomentar as microempresas, empresas de pequeno porte e especialmente os Microempreendedores Individuais (MEI), que atuam nos diversos segmentos do comércio e serviços, principalmente. Há também ações de apoio nas pequenas indústrias e agricultura familiar.

Há duas décadas a Agência de Fomento realiza operações de financiamento de capitais fixos e de giro, associados a projetos no Rio Grande do Norte, presta garantias, serviços de consultoria e de agente financeiro. Somente este ano, até maio, a AGN havia realizado 1.847 operações para a concessão de microcrédito, gerando 2.770 postos de trabalho em todo o Rio Grande do Norte. Em reunião na tarde desta terça-feira (9), na sede do Sebrae, em Natal, a presidente da AGN, socióloga Marcia Maia, reiterou o propósito de fortalecer as parcerias com o Sebrae visando atender aos empreendedores e empresas de micro e pequenos portes.

Segurança e acesso ao crédito
Segundo o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, ações conjuntas realizadas com agentes financeiros do porte da AGN permitem maior segurança aos que buscam acesso ao crédito. “Nós acreditamos que a concessão do crédito de forma orientada é essencial para que o empreendedor possa tomar a decisão mais adequada ao seu negócio. O Sebrae sempre teve na AGN um parceiro importante e pretendemos estreitar cada vez mais esta relação em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios, apoiando os empreendedores estabelecidos no nosso Estado”, afirma Melo.

Na reunião na sede do Sebrae, Marcia Maia esteve acompanhada do diretor de operações da AGN, Edilson Fernandes, e dos assessores, Edvane Vilar (presidência) e Fernando Varela (técnico). Marcia Maia destacou a importância do Sebrae no apoio às micro e pequenas empresas e o trabalho que a AGN desenvolve no fomento à economia do estado, como instituição financeira. “Nós temos um programa muito importante de microcrédito para o empreendedor de pequena empresa e MEI. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade da concessão do microcrédito e o Sebrae é essencial nessa orientação para o acesso aos serviços financeiros”, reitera a presidente da AGN.

Um acordo entre os dirigentes das duas instituições permitirá a definição de linhas de atuação da AGN e Sebrae, envolvendo as equipes técnicas de ambas na formatação de um projeto segmentado ou ampliado, abrangendo atividades como apicultura, cajucultura e fruticultura, por exemplo. Há também possibilidades de desenvolver ações segmentadas e voltadas para startups, que estão em plena efervescência na atual fase de transformação digital por que passam os negócios do estado.


Fonte: Agência Sebrae
 

  Revista Negócios
 Veja Também