A presença digital tornou-se fundamental para o sucesso das empresas de diferentes portes e segmentos que buscam destaque no mercado. O uso das mídias sociais nos negócios cresce a cada ano e não se restringe ao relacionamento com cliente, sendo também utilizadas como espaços para divulgação e venda de produtos e serviços. Nesse cenário, as empresas que oferecerem serviços de marketing digital atraem o interesse de potenciais empreendedores.
É o caso da jornalista e empreendedora na área de Comunicação, Sarah Pires. Aos 27 anos, ela é dona da KIW Assessoria de Comunicação, que há dois anos oferece serviços de comunicação para empresas, associações e sindicatos em Palmas (TO). Essa trajetória faz parte da XX história da série “Sonhos” e demonstra que para realizar o sonho de ter seu próprio negócio é preciso antes de tudo, determinação e planejamento.
Ainda durante a faculdade de jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sarah desenvolveu um projeto de assessoria de comunicação para empresa da região, como parte de seu trabalho de conclusão de curso. Logo após a graduação, em 2017, ela buscou a categoria de Microempreendor Individual (MEI) para atender os primeiros clientes. “Trabalhava no meu próprio quarto e comecei ganhando bem abaixo do piso salarial do mercado. Depois dividi um escritório, mas não deu certo”, lembrou.
Apesar das dificuldades, a jovem empreendedora sempre acreditou no negócio. “Primeiro você precisa ter fé e saber exatamente o que quer, com planejamento e metas claras. Se eu não soubesse onde queria chegar, seria muito mais difícil”, destacou. Para alcançar o sucesso, Sarah aconselha analisar profundamente o perfil e as necessidades do cliente. Segundo sua experiência, alguns nichos de mercado, como saúde e moda, demandam na maioria das vezes serviços de marketing digital.
Disposta a conhecer melhor seu potencial, Sarah participou em 2019 do Empretec, seminário comportamental oferecido pelo Sebrae em parceria com a ONU. “O Empretec é um divisor de águas, pois descobrimos verdadeiramente nosso perfil empreendedor”, analisou. Durante o curso, ela teve a oportunidade de validar seu novo projeto, um portal de notícias voltado para o agronegócio, lançado em maio do ano passado. Como empresária, ela ajuda mulheres a realizarem o sonho ter seu próprio negócio por meio do projeto “Ela Pode”, idealizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio do Google e parceria do Sebrae.
Além de visão e muita dedicação, a abertura de um novo negócio requer um conjunto de conhecimentos e habilidades para fazer uma boa administração. Pensando nisso e nos potenciais empreendedores que não sabem por onde começar, o Sebrae disponibiliza o canal Ideias de Negócios com a visão geral de mais de 350 segmentos diferentes, inclusive com informações sobre como “montar” a sua Agência de Marketing Digital.
Pessoal - O segredo de sucesso de uma agência de comunicação ou especializada em marketing digital é oferecer serviço de qualidade e para isso, é necessário ter uma equipe qualificada com conhecimentos técnicos. A quantidade de profissionais vai depender do número de clientes e volume de serviços. No caso da Kiw Assessoria de Comunicação, além de uma jornalista e uma estagiária, foram contratados três freelancers para trabalhos específicos na área de jornalismo e designer gráfico. O modelo de contratação de colaboradores temporários é uma opção quando não compensa ter o profissional o tempo todo na empresa, reduzindo assim os custos com pessoal.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias