Aeroporto Internacional Aluízio Alves 'está bem na fita'

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Em pesquisa de satisfação divulgada pelo Ministério dos Transportes, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi apontado como o melhor em sua categoria (até 5 milhões de passageiros) e com o melhor terminal do Nordeste. O aeroporto de Curitiba foi escolhido o melhor, no geral.

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes completou cinco anos. Neste período, foram ouvidos 327.537 passageiros. Enquanto em 2013 eles atribuíam nota 3,86 aos principais terminais brasileiros, numa escala de 1 a 5, no primeiro trimestre de 2018 deram 4,30. Significa que após 20 rodadas trimestrais o índice de satisfação geral teve um crescimento de 14%.

“Os resultados mostram que estamos caminhando para a maturidade e a consolidação da gestão aeroportuária”, avalia o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, acrescentando que num futuro próximo os terminais do país vão estar no mesmo nível de excelência dos aeroportos europeus e norte-americanos.

A pesquisa é um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles, eleva o paradigma de aprimoramento do atendimento aos passageiros e torna mais transparente a qualidade dos serviços aeroportuários. “Cada ponto percentual significa que a gestão aeroportuária amadureceu”, afirma o secretário.

Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.

A pesquisa ouve os passageiros sobre 38 indicadores que atestam a qualidade (infraestrutura, atendimento, serviços e gestão) dos 20 terminais que movimentam 87% de quem viaja de avião no Brasil.

No último trimestre de 2017, cinco novos aeroportos de capitais foram incluídos na pesquisa: Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES), Belém (PA) e Florianópolis (SC), o que agora representa 87% de cobertura do tráfego de passageiros no país. 

Melhor do Brasil
Na percepção do passageiro, Curitiba é o melhor aeroporto do Brasil. Registrou a maior nota na satisfação geral dos passageiros em 9 das 21 rodadas da pesquisa; seguido de Viracopos (SP), oito vezes; e Recife (PE), duas.

O Aeroporto de Manaus (AM) teve a maior evolução na satisfação geral do passageiro: 34%. Este é indicador diferenciado no qual o viajante responde se está satisfeito com a situação geral do aeroporto. Confins (MG), ficou em segundo com 32%, seguido de Campinas e Brasília, empatados com melhoria de 22%. Fortaleza registrou uma piora de 5%.

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, construído do zero pelo Consórcio Inframerica, passou a ser avaliado pela pesquisa no 3º semestre de 2014.

Bons e muito bons
Neste primeiro trimestre de 2018, 87% dos passageiros consideraram os 20 aeroportos avaliados como "bons" (4) ou "muito bons" (5). No mesmo período de 2016, o percentual era de 86%. Ao todo, entre janeiro e março de 2018, foram entrevistadas 19.473 pessoas nos 20 terminais. A média do índice geral de satisfação foi de 4,30.

Pela primeira vez na série histórica houve um empate para o melhor aeroporto do Brasil na percepção dos passageiros: Curitiba (PR), administrado pela Infraero, e Campinas (SP), gerido pelo consórcio Aeroportos Brasil Viracopos, tiveram a melhor avaliação na opinião dos passageiros, com nota 4,63. Em terceiro ficou Confins (MG), com 4,62.

O Aeroporto de Salvador (BA) conseguiu ultrapassar a meta de nota 4 estabelecida pelo governo e alcançou nota de 4,2 na satisfação geral do passageiro. Em um ano, o terminal teve uma evolução de 11% no indicador satisfação geral. Em 2017, o terminal foi leiloado pelo governo federal e arrematado pela operadora francesa Vinci Airports, que passou a operar integralmente o aeroporto no início deste ano, no lugar da Infraero.

Os únicos terminais que ficaram abaixo da meta na satisfação geral foram Florianópolis (SC) e Vitória (ES), que tiveram notas de 3,58 e 3,80, respectivamente. Desde o início ano, o terminal catarinense está sob administração da operadora suíça Zurich Airports. Também, no fim de março, o governo entregou um novo complexo no Aeroporto Capixaba, que agora passa a ter a capacidade para movimentar 8,4 milhões de passageiros por ano, duas vezes mais do que antes.

Os terminais de Brasília (DF), Recife (PE) e Fortaleza (CE) registraram quedas percentuais na satisfação geral dos passageiros de 4,4%, 5,6%, 3,6% e 3,2%, respectivamente.

Companhias Aéreas
No caso das companhias aéreas, a Azul teve o melhor resultado do trimestre nos quesitos "tempo médio de espera na fila para embarque doméstico" (10min 08seg); "espera na fila do balcão de check-in" (5min e 25 seg); e no "tempo médio da restituição da última bagagem" (5min e 50seg). A LATAM ficou com o melhor tempo na "restituição da primeira bagagem" (8min e 37seg).

Selo de Qualidade
A Inframerica - concessionária dos Aeroportos de Brasília e Natal - foi considerada uma ótima empresa para se trabalhar, de acordo com pesquisa realizada com seus colaboradores pela consultoria Great Place to Work (GPTW). O estudo consiste em um questionário que mensura a percepção dos funcionários em relação a seus ambientes de trabalho.

Por conta das excelentes notas obtidas, os aeroportos de Brasília e Natal, que foram avaliados separadamente, receberam a qualificação da GPTW, que é válida por um ano. A Inframerica entrou no mapa internacional das companhias mais bem avaliadas pela consultoria e manterá sua certificação pelo menos até o dia 2 de fevereiro de 2019.

Como principais motivações, os funcionários apontaram a confiança que têm na gestão, o ambiente de trabalho positivo e o orgulho que sentem por fazer parte da equipe. Nos dois aeroportos, o ponto forte da empresa ficou claro: o orgulho que os colaboradores sentem. A Inframerica comemora a satisfação de sua equipe e a considera um retorno bastante positivo dos investimentos que faz no bem-estar dos mais de 900 funcionários.

"Investimos continuamente em nossos aeroportos e funcionários. Nossa premissa é transformar os terminais nos melhores do país e nosso ambiente de trabalho o melhor para se trabalhar. A Inframerica ainda é jovem e a certificação mostra que estamos no caminho certo", avalia o presidente da Inframerica, Jorge Arruda.

A empresa é responsável pela concessão dos aeroportos de Brasília e Natal por mais 20 e 22 anos, respectivamente.

 

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