Marcus Kienast, CEO da Adeste
Crédito: Luis Benedito | GrupoPhoto

Adeste fortalece modelo de negócio para crescer ainda mais até 2030

SEG. 02 JAN

Com amplo conhecimento em transformar e agregar valor a subprodutos de origem animal, além de produzir e comercializar aditivos e ingredientes funcionais, a Adeste está fortalecendo seu modelo de negócio para apoiar sua visão de triplicar de tamanho até 2030. Com foco na economia colaborativa, a companhia faturou R$ 600 milhões em 2021 e vem investindo em soluções inovadoras para os setores de alimentos, saúde e nutrição animal.

De acordo com Marcus Kienast, CEO da Adeste, a empresa tem acompanhado as tendências do mercado e se desenvolvido, constantemente, para proporcionar uma nova visão e presença única no cenário econômico atual. “Em 70 anos de história, a Adeste sempre buscou, incessantemente, produzir soluções inovadoras para diversos segmentos, além de aproveitar essas expertises para se desenvolver também, em Nutrição Animal e Pet Care”, afirma .

O executivo revela que a companhia está fortalecendo suas divisões de negócios para maximizar os modelos de geração de valor. Uma delas é a de extração e fracionamento – que extrai os princípios ativos animais e vegetais utilizando grande volume físico de matéria-prima. A outra é a de combinações sinérgicas, junção de ingredientes nos quais o desempenho resultante é maior do que a soma das partes individuais. Por fim, a transformação principal do produto ocorre por meio da aplicação de mão-de-obra em grande escala.

Segundo Kienast, tal estrutura tem sido a base para fortalecimento do negócio, possibilitando que a companhia comercialize seus produtos para mais de 40 países das Américas, Europa e Ásia. “Nosso objetivo é fazer o futuro presente em cada ação, mantendo a qualidade dos nossos produtos, soluções, processos e relações, tendo como foco a inovação, eficiência operacional e maximização do ganho total na cadeia de suprimentos. Tudo isso nos capacita a sermos uma companhia com capilaridade internacional, tanto que já temos capacidade para atender aos mercados de três continentes diferentes", comenta.

70 anos inovando na indústria animal

A história da Adeste começou em 1952, no Brasil, com o reencontro de Anton Kratschmer e Franz Kienast, que haviam se conhecido na Europa alguns anos antes. Ambos, então, se uniram para investir no setor de ingredientes para a indústria de processados de carne, aportando tecnologia para uma indústria em franco desenvolvimento na época.

Com o passar dos anos, surgiram novas parcerias que auxiliaram na expansão e diversificação dos negócios e consolidaram a posição da Adeste como uma empresa de transformação de produtos naturais e de origem animal. “Nosso crescimento derivou-se do desenvolvimento de tecnologia proprietária e inovadora no processamento de subprodutos animais. Em 1970, assumimos a posição de liderança na produção de envoltórios naturais bovinos no Brasil e nos tornamos um dos principais players mundiais neste setor”, conta Marcus Kienast, que faz parte da terceira geração à frente da companhia.

A preocupação com o bem-estar e prazer de viver, que começou no setor alimentício, expandiu para a saúde ainda na primeira década de existência da empresa. “Também nos tornamos referência na produção e comercialização de princípios ativos farmacêuticos, fios para sutura e soro fetal bovino, que compõem a Adeste Health”, destaca.

Após décadas de dedicação nos segmentos de alimentação e saúde, em 2003, mais uma vez, a empresa enxerga um novo mercado para atuar e agregar valor à cadeia de produção das demais empresas. Inicia-se a produção de petiscos naturais e saudáveis para cães, que hoje fazem parte da Adeste Animal Nutrition e da marca Biodog. “Todas estas marcas estão consolidadas no mercado e, aliadas aos novos negócios que estamos prevendo para ainda esse ano, farão com que nossa meta até 2030 seja alcançada. Queremos ainda trazer muitas soluções para os setores em que atuamos”, conclui.

Sobre a Adeste:

Dirigida pela sua terceira geração e com 70 anos de história e gestão profissionalizada, a Adeste transforma produtos de origem natural em grandes negócios, oferecendo soluções inovadoras para os setores de alimentação, saúde e nutrição animal. Pioneira no Brasil e referência no mercado em criar alternativas para o uso de produtos naturais, a empresa comercializa para mais de 40 países e segue em constante crescimento para triplicar seu tamanho até 2030.

  Revista Negócios
 Veja Também