Crédito: Divulgação | Freepick

ACATE lança e-book sobre M&A para startups

QUA. 27 JUL

No Brasil, fusões e aquisições bateram um recorde em 2021, somando 1.963 negociações – 59% a mais do que em 2019, segundo pesquisa realizada pela KPMG com empresas de 43 setores. Diante de um interesse crescente de empreendedores em realizar essas operações, a Associação Catarinense de Tecnologia irá lançar um e-book sobre M&A para startups durante o evento Startup Summit, nos dias 04 e 05 de agosto. O objetivo é ajudar as startups a entenderem o processo e a se prepararem, inclusive quanto às exigências jurídicas. O material foi produzido em parceria com Questum, Mosimann-Horn e Invisto.

“Buscando atender às demandas do setor de tecnologia catarinense, nos reunimos com parceiros estratégicos para entregar um conteúdo valioso às startups e empresas que se interessam por M&A. É fundamental ter acesso à informações de confiança sobre as etapas e os cuidados para ter sucesso com a estratégia”, compartilha Iomani Engelmann, presidente da ACATE.

Etapas de M&A, dicas de como se preparar e um dicionário de termos comuns nas negociações são conteúdos abordados no e-book. Além disso, são apresentados cases de duas empresas que tiveram sucesso com a estratégia: a logtech Equilibrium, que foi vendida para o Grupo Boticário, e a Knewin, maior PR tech da América Latina, que já realizou treze aquisições.

Vender a empresa ou juntar-se a outra é uma alternativa de saída para os sócios, entre outras, como abrir capital na bolsa de valores, por meio de IPO. “É fundamental que os empreendedores compreendam M&A como uma possibilidade, e desenvolvam uma estratégia de saída, preparando sua startup para o momento do exit”, afirma Rafael Assunção, fundador e Managing Partner da Questum, assessoria especializada em M&A para startups.

Ivan Remor, sócio do Mosimann-Horn, escritório de advocacia que tem uma frente voltada a empresas de tecnologia, a Optima MH, também defende essa preparação. “É importante que a empresa comece a pensar nisso com antecedência e se prepare para o M&A muito antes de receber uma oferta de compra. Quem fizer isso estará vários passos à frente”, complementa.

Os investidores também precisam dominar os mecanismos para viabilizar fusões e aquisições. Esses processos muitas vezes fazem parte da estratégia da startup para escalar o negócio, além de viabilizar a saída do investidor do negócio. "Faz parte do papel do investidor apoiar a startup nos processos de M&A, seja para estratégia de crescimento ou venda da companhia. Uma gestora de Venture Capital realiza esse tipo de atividade várias vezes ao ano em seu portfólio e possui muita experiência para compartilhar", conta Gabriel Ferreira Duarte, Analista de investimentos da Invisto, o maior círculo de investimentos em venture capital do sul do Brasil.

Para o lançamento, a ACATE irá realizar um talk e disponibilizar o acesso ao material via QRCode. Interessados na iniciativa podem se dirigir ao stand da entidade no Startup Summit, que acontecerá no CentroSul, em Florianópolis. O evento reunirá mais de 5,5 mil pessoas, entre elas empreendedores, investidores e gestores de grandes empresas, e agentes da inovação no país. O stand da ACATE terá mais de 20 conteúdos, diversas ações interativas e é patrocinado por Bitz, inovabra, Sicredi, Microsoft, Clamed e Teltec Solutions.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) é a principal representante do setor de tecnologia e inovação em Santa Catarina. Com mais de 1.500 empresas associadas, 10 polos regionais e seis Centros de Inovação, a missão da entidade passa por apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor. A ACATE trabalha em prol do fomento de pessoas e negócios por meio de iniciativas que vão desde programas de desenvolvimento até produtos e serviços que garantem às associadas as principais oportunidades de evolução, como acesso facilitado a capital e a fundos de investimentos, benefícios com descontos exclusivos, eventos com conteúdo de qualidade e ampla rede de conexões.

Sobre a Questum

A Questum é uma assessoria especializada em M&A para startups. Fundada em 2020, apoia empreendedores na captação de investimentos e exit. Atua desde a elaboração da estratégia de negócios até a operacionalização das fusões e aquisições. Já assessorou vendas de startups como PagueVeloz (para Serasa Experian), Lett (para Neogrid) e Effecti (para Nuvini). Mais informações em www.questum.com.br.

Sobre o Mosimann-Horn

O escritório Mosimann-Horn é um dos escritórios full service mais recomendados do sul do Brasil. Em 2019 o escritório criou o programa Optima MH, sua startup desk focada no mercado de tecnologia e inovação. Desde sua criação o Optima MH assessora startups e investidores com foco nas áreas de captação de investimentos, transações de M&A e compliance (trabalhista, tributário e relacionado à privacidade e proteção de dados). Conheça nosso programa em https://mh.adv.br/optima-mh.

Sobre a Invisto

Nos mais de 15 anos de experiência da Invisto em gestão de fundos de Venture Capital, as startups que passaram pelo portfólio da gestora protagonizaram mais de 20 processos de M&A. As operações compreendem os movimentos de venda de todo capital social de uma scale-up, aquisição de 100% do capital social de uma companhia e fusão de empresas. Em outras palavras, enquanto gestora de investimento em diversas empresas de tecnologia, a Invisto tem a oportunidade de participar e agregar valor, em momentos diferentes, nos dois lados dessa equação. Mais informações em www.invisto.com.vc.

  Revista Negócios
 Veja Também