Ações do CRC fortalecem classe contábil potiguar

SEX. 28 DEZ

Jovem, moderna, dinâmica e cada vez mais atuante no cenário potiguar. Assim está formatado o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRC-RN) que, em 2018, comemora 70 anos de fundação. No período comemorativo, novidades em defesa da classe contábil promovidas pela instituição fortalecem a contabilidade ao aproximar universitários e profissionais da área para a entidade com um único propósito: consolidar a categoria a nível local e nacional.

Destaque para os contadores do interior do Estado. De maneira inédita, eles participam expressivamente dos eventos realizados pelo CRC-RN, que acontecem em todas as regiões potiguares por meio de atividades sobre gestão, auditoria, balanço, controladoria e perícia ao mesmo tempo em que são convidados a atualizar os conhecimentos acerca das novas regras que afetam a classe contábil brasileira. “Para uma profissão ser reconhecida, é necessário investir em ações que a fortaleça com credibilidade. Por isso, a contabilidade local está gradativamente em ascensão”, comemora o presidente do CRC-RN, Luzenilson Moreira da Silva.

O “XIV Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (ENCC)”, o “1º Jantar alusivo ao Dia do Contador”, a “VI Caminhada Solidária do Profissional de Contabilidade”, e o lançamento dos seminários “Contabilidade Eleitoral” e “Contabilidade em Evidência em Mossoró” são algumas das iniciativas já realizadas.

Outros eventos concretizados são voltados para o público jovem, como o “Café Contábil” e o “Seminário Universitário de Estudantes de Ciências Contábeis”, realizados pela Comissão de Jovens Lideranças do Rio Grande do Norte do CRC-RN. A delegação conta com aproximadamente 100 voluntários que interagem com o público nas instituições de ensino superior e nos órgãos com estagiários de Ciências Contábeis.

Além da sede em Natal, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte está distribuído em delegacias regionais nos municípios de Angicos, Assu, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim, Patu e Pau dos Ferros. “Tal formato democratiza a participação de contadores e estudantes da graduação em eventos promovidos pelo Conselho”, acrescenta Luzenilson.

Regulamentação 
Pensando na modernização do decreto de lei 9.295-46 que regulamenta a profissão, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte enviou recentemente para a apreciação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) a solicitação de alteração no artigo 6º da regra que contempla as atribuições da autarquia federal. A atualização visa melhorar o ambiente regulatório da profissão e fortalecer o papel institucional do Sistema CFC/CRCs.

As considerações irão para discussão e votação na Câmara dos Deputados. Caso seja referendada, a proposta regularizará as comunicações do profissional ao Conselho Federal de Contabilidade ou outra autoridade competente quanto a indícios ou violações à legislação de que tiverem conhecimento no exercício da profissão. Dessa forma, os sequestros de bens ou a captura de informações do contador só poderão ser feitos mediante autorização judicial.

Também em consonância com o Sistema CFC, o CRC-RN colaborou para a alteração da nomenclatura da profissão, oportunizando que os profissionais do sexo oposto passassem a ser chamadas de contadoras. “A mudança era esperada há anos e é uma conquista bastante significativa para as mulheres”, conta Luzenilson, que também ovaciona a participação delas em eventos de incentivo ao empoderamento e empreendedorismo femininos organizados pelo Conselho como o “Talk Show: Mulheres que dizem sim ao sucesso” e em ações sobre cuidados com a saúde durante o mês de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. “As contadoras estão cada vez mais engajadas. Isso reflete positivamente no ambiente de trabalho”, complementa.

Protagonismo
Outras iniciativas de valorização da classe contábil também estão em andamento. Em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern) e com a Secretaria de Estado da Tributação (SET), o CRC-RN define que todos os balanços apresentados sejam acompanhados da Certidão de Regularidade Profissional do Contador responsável pela elaboração do documento. A medida tem o objetivo de assegurar que apenas profissionais que estejam regulares no exercício da profissão prestem serviços às empresas potiguares, colaborando para a valorização da profissão e para a segurança da atividade empresarial.

Para 2019, a expectativa é aproximar a profissão contábil das pautas da Câmara dos Dirigentes lojistas de Natal (CDL Natal), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomercio-RN) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

“Os contadores são peças fundamentais para o desenvolvimento das empresas. Cada vez mais esses profissionais saem das instituições de ensino superior preparados para o mercado de trabalho, que exige conhecimentos em gestão e administração. Essas expertises são demonstradas na prática no ambiente laboral, uma vez que o contador tem atuado na linha de frente das empresas, prestando excelentes serviços de assessoria. Por isso, pretendemos dialogar com as entidades empresariais. Dessa forma, todos saem ganhando”, pontua Luzenilson Moreira da Silva.
 

  Revista Negócios
 Veja Também