A diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte - ABIH/RN se reuniu nesta terça-feira (26), por videoconferência, para discutir o atual momento e as ações desenvolvidas pela entidade nesse período de COVID19.
Presidente da ABIH/RN, José Odécio Júnior apresentou o balanço das ações nos últimos três meses, em virtude da pandemia que se alastrou pelo país no primeiro semestre de 2020.
Ele destacou a obtenção de redução no ICMS da energia elétrica, pelo Governo do Estado, uma solicitação da ABIH-RN, bem como da decisão judicial que evita o corte de energia dos empreendimentos hoteleiros, e parcela o débito em até 12 vezes, além de não permitir a cobrança de demanda contratada, medida inédita no Brasil, e alivia, em muito, o atual quadro de crise pelo qual passam as empresas hoteleiras.
Medidas de Socorro
Em nível Federal, o presidente José Odécio vem participando de fóruns de discussões, junto as demais entidades do setor, nos quais se discute várias medidas de socorro ao setor de turismo, com destaque para os créditos para o setor, temas relativos aos contratos de trabalho, impostos, e de medidas necessárias a retomada da economia e do setor.
A ABIH-RN também tem participado, semanalmente, de reuniões com o governo do estado e demais entidades, em face dessa crise, tendo no Governo do Estado se encontrado um ambiente de diálogo aberto.
Nesse momento se busca, no bojo da MP 936/20, a prorrogação da suspensão do contrato de trabalho e redução de jornada/salário, bem como a ampliação de créditos para o setor de turismo. Também estamos discutindo os protocolos de abertura, a nível estadual e federal, com vistas a uma retomada segura das atividades do setor de turismo.
“Essa grave crise tem nos desafiado a buscar caminhos que possam amenizar o impacto econômico para a hotelaria, e estamos, pouco a pouco, com união e parceria com demais entidades privadas, governos federal, estadual e municipal, buscando soluções, que possam amenizar o grave impacto do setor, diminuindo o alto risco de falência e/ou aumento do desemprego. Assim, há consciência geral da necessidade de suporte às empresas, e nesse sentido estamos atuando. Destaco o apoio de membros da nossa diretoria nesse processo, que tem sido fundamental para os êxitos, bem como da nossa equipe”, ressaltou José Odécio.
Outras questões internas da Associação também foram objeto de discussão, em especial, o engajamento dos seus associados, bem como o fortalecimento da entidade.
Participaram da reunião: José Odécio Jr.; Abdon Gosson; Edmar Gadelha; Gabriel Barcellos; George Gosson; Habib Chalita; Jailson Jarles; Kleber Rego; Manoel Andrade Filho; Willian Lass; Gabriela Duarte.
Com informações da ABIH/RN