Crédito: Divulgação

ABIH-RN recebe Ministros do Turismo e das Comunicações e apresenta pleitos da hotelaria para o turismo do RN

SEG. 24 MAI

O Ministro do Turismo, Gilson Machado, e o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, estão na capital potiguar nesta segunda-feira, 24, para cumprirem agenda administrativa, e na oportunidade, a convite da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), participaram de um almoço com a presença de diversas entidades e lideranças do turismo do Estado.

Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN, abriu o evento agradecendo a presença dos Ministros e dos representantes das entidades presentes, “Esse é um momento oportuno e extremamente importante de podermos levar aos Ministros Fábio Faria e Gilson Machado, a real situação de como está o turismo no Rio Grande do Norte. Estamos mostrando as dificuldades e os apelos que o momento pede, principalmente pensando em cada um daqueles que trabalham nos mais diversos setores do turismo e suas circunstâncias dolorosas. Esperamos que os nossos Ministros se sensibilizem e solidarizem-se cada vez mais para poder ajudar o setor que mais gera emprego no RN, grande responsável para que a economia do estado possa também sobreviver. Deixo aqui nosso agradecimento aos ministros pela dedicação e preocupação para com o nosso setor nesse momento tão difícil.”, agradeceu Abdon.

Gilson Machado, reafirmou o compromisso do Ministério em recuperar o setor o mais rápido possível. “Não tenho dúvida que o nosso país no pós-pandemia vai ser o destino da vez. Eu sei porque tem operadores do mundo todo, da Europa, da Ásia, disputando os aeroportos brasileiros, isso é uma visualização concreta do retorno do turismo no Brasil, inclusive tem uma companhia espanhola querendo fazer um voo direto aqui para Natal e só estão esperando os protocolos de fronteira, e nesse momento estamos provocando a organização mundial do turismo (OMT) para nos dizer quais são as vacinas e os protocolos que poderemos usar para diminuir o sofrimento de todos e voltar o mais rápido possível aos negócios para que o turismo se abasteça e volte a gerar emprego. Eu sei da dificuldade que o estado tem aqui de segurança, e eu e Fábio Faria, aqui presente, vamos amanhã conversar com o Ministro Tarcísio Gomes (Ministro da Infraestrutura) e Anderson Torres (Ministro da Segurança Pública), e vê o que pode ser feito aqui para o estado de forma urgente.”, afirmou ministro Gilson.

Na ocasião, a ABIH-RN também entregou um ofício aos ministros solicitando alguns pleitos do setor, entre eles a edição da MP do PERSE, a desburocratização dos empréstimos do BNB e Fungetur, criação do Voucher Turismo, além de alguns pleitos relacionados a infraestrutura turística, como a realização de Estudos técnicos para a estruturação de projetos de concessões e PPP’s, inclusive estudos de viabilidade técnica e econômica pelo BNDES para o Forte dos Reis Magos, o Complexo da Rampa, e o Centro de Convenções de Natal. Além da construção do Centro de Convenções de Pipa, em Tibau do Sul; construção do PIER de embarque na Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul/Pipa; implantação da Ciclovia/Calçadão Tibau do Sul-Pipa (projeto já enviado ao MTur); urbanização da Praia de Tourinhos, e Parque Linear da Praia do Cardeiro, ambos em São Miguel do Gostoso; e o Terminal Turístico Árvore do Amor, em Maxaranguape. Na oportunidade também foram solicitadas ações de promoção e divulgação do destino.

“Eu e Gilson Machado estamos conectando o nosso grupo de trabalho que une Comunicações, Saúde e Turismo, e estamos levando para todos os pontos turísticos do Brasil, e agora no RN, pontos de internet com o projeto ‘Wi-fi Brasil’. Aqui no Rio Grande do Norte foram vinte pontos para as praias turísticas e vamos conectar o país todo. Porque o turista que vem de fora precisa de internet, o nosso destino é muito bonito naturalmente, o que falta é infraestrutura e incentivo, e o trade pode contar com a gente para o que precisar”, ressaltou Fábio Farias, Ministro das Comunicações.

O diretor da ABIH Nacional e também vice-presidente da ABIH-RN , José Odécio, também agradeceu os ministros pela oportunidade de ouvir os pleitos do turismo potiguar e acrescentou: “Esse encontro é fundamental para que possamos demonstrar aos ministros como está a cadeia do turismo nesses tempos de pandemia, um dos setores mais atingidos e que precisa do apoio, não só do Governo Federal, mas também do Governo do Estado e dos Municípios. Esse encontro nos dá a oportunidade de apresentamos o quadro acerca da real situação pela qual estamos vivendo. Saímos desse encontro com a certeza de que teremos o apoio dos Ministros Fábio Faria e Gilson Machado, para enfrentarmos essa crise e também para buscar, com a retomada, aprimoramento das infraestruturas turísticas que o Rio Grande do Norte precisa, e assim fortalecer a cadeia produtiva do turismo aqui no RN.

A ABIH-RN, na pessoa do nosso presidente Abdon Gosson, está de parabéns pelo empenho a frente das questões e desafios que essa Pandemia nos trouxe, e aqui, representando também a ABIH Nacional, na pessoa do nosso presidente Manoel Linhares, destaco o excelente trabalho da ABIH Nacional, que durante esse período de pandemia, junto com as demais entidades do setor de turismo do Brasil, vem buscando soluções face a essa grave crise. Muitas conquistas já foram obtidas, outras porem necessitam avançar, especialmente no que tange ao suporte das pequenas empresas e, com a retomada, é preciso investimento nas ações de promoção e divulgação do destino, pleitos aqui apresentados ao Ministro Gilson.”, concluiu José Odécio.

Também participaram do almoço, o ex-governador do RN, Robinson Faria, os deputados federais: General Girão, Beto Rosado e João Maia, Manoel Andrade (diretor financeiro da ABIH-RN), Sérgio Gaspar (diretor da ABIH-RN junto a ABIH Nacional), Sérgio Boffa (diretor do Interior), Luís Fernando Tinoco (Conselho de ética da ABIH-RN), Gabriela Duarte (gerente executiva da ABIH-RN), Neiwaldo Guedes (presidente do Conselho Curador do Natal Convention Bureau), Leandro Martins (diretor financeiro do Natal Convention Bureau), Juan Garcia (diretor do SHRBS), Francisco Câmara Júnior (presidente do SINDETUR), Diassis Holanda (conselheira da ABAV-RN junto a ABAV Nacional), Wanderson Borges (presidente da ASHTEP), Fábio Pereira (presidente da Ae Gostoso), Júnior Lima (presidente do SINGTUR RN), além de membros da comitiva dos ministros e convidados.

  Revista Negócios
 Veja Também