ABF Expo 2019 mostra transformação do franchising brasileiro

TER. 09 JUL

Criatividade, prontidão para mudança e alcance do franchising brasileiro foram as marcas da 28ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo que ocorreu de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte. A criatividade se refletiu em novos nichos, modelos de negócio, canais de venda e ferramentas de relacionamento e gestão. A mudança ficou evidente na reinvenção de segmentos tradicionais como Alimentação e Serviços Educacionais, com a digitalização de processos e modelos híbridos físico/digital. Mais e mais setores da economia abraçaram o franchising como estratégia de expansão, a exemplo da chegada de novos representantes das áreas de Energia renovável, Tecnologia, Saúde, Finanças e Serviços administrativos, tributários e legais, além da presença mais forte de Moda. Ficou claro também o momento mais positivo do setor, que cresceu 7% no 1º trimestre de 2019. A edição deste ano foi patrocinada por Bradesco, Cielo, Banco do Brasil, Governo Federal, Itaú Empresas, Itaú, PagSeguro, Rede, Santander e Getnet. A próxima edição da ABF Franchising Expo já tem data: de 3 a 6 de junho de 2020, no Expo Center Norte. 

A organização e os expositores relatam visitantes cada vez mais preparados – com conhecimentos de finanças, negócios e do franchising – e com uma disposição renovada de empreender e, principalmente, investir, o que deve alavancar mais negócios no setor nos próximos meses. A edição deste ano teve uma visitação de 66,2 mil pessoas, sendo que 3,2 mil passaram pelos cursos da Arena do Conhecimento e 2,4 mil profissionais do setor participaram dos seminários e eventos da ABF Franchising Week. Em 2019, 135 marcas estrearam no evento, um recorde que mostra o interesse e capacidade de renovação do setor. Além do governador João Doria, personalidades conhecidas como Ana Hickmann, Sabrina Sato, Rogério Flausino, Camila Farani, Giovanna Antonelli e Érick Jacquin marcaram presença no evento.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, “o franchising saiu fortalecido depois dos anos desafiadores que vivemos – novos processos, estratégias, maior eficiência e muita flexibilidade - e está pronto para acelerar seu crescimento sustentável nos próximos anos. Na feira, temos uma amostra muito significativa da movimentação do setor e vimos iniciativas com grande potencial, sempre em linha com as mudanças do consumidor e do mercado, principalmente a transformação digital. Isso somado a um caráter cada vez mais empreendedor do brasileiro e um momento econômico mais positivo certamente vai gerar muitos negócios, desenvolvimento e empregos”.

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo trouxe neste ano 410 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Dentre as novidades identificadas, estão novos negócios digitais e e-commerce, como totem de autoatendimento de açaí, sistemas de self-checkout, internet das coisas, wallet digital, market place integrado ao e-commerce, modelo de take away, aplicativos de pré-pedido, vitrine eletrônica, TEF, assistentes pessoais digitais etc.


Segmentos e nichos
As franquias de saúde também se destacaram com opções de residencial sênior, home care, enfermagem, laboratório de toxicologia, higienização bocal e drogaria veterinária. Na área de Tecnologia, empresas especializadas lançaram franquias para venda de celulares, periféricos, eletrônicos, serviços de reparos e até plataformas completas de telecomunicações. Extensão de cílios, novas tecnologias de depilação, spa express e impressão de unhas foram algumas das novidades na área de Estética. Empresas tradicionais e reconhecidas como a Aramis, Sigbol, Oi, Heliar, Leardi Imóveis e Paris 6 apresentaram seus modelos de franquia.

Em termos de nichos, surgiram opções criativas como perfume para casas, numerologia cabalística, padaria pet, bateria para carros, espaço kids container, consultoria de direito de trânsito e loja de tintas. Tendências como novos formatos (container, quiosque, bike, etc.), interiorização, internacionalização, parceria com celebridades e modelos mais enxutos de operação também continuam com força no setor. Algumas dessas marcas estavam no Boulevard de Microfranquias, espaço da feira dedicado a redes cujo investimento inicial é de até 90 mil. Criado em 2018, o Boulevard atraiu grande público e marcas, chegando a 42 expositores em 2019. Em parceria com a Associação Portuguesa de Franchising – APF, a feira contou com uma pequena ala dedicada a redes de franquias de Portugal, com cinco marcas expositoras. A ideia foi atrair potenciais candidatos brasileiros para abrirem franquias neste país.

Pioneiros no franchising brasileiro, os segmentos de Alimentação e Serviços Educacionais mostraram um perfil renovado. Ademais de inovações e diversificação de formatos, as redes de food service apresentam movimentos importantes de aprofundamento da experiência do consumidor, adotando abordagens premium, fast casual e saudáveis. Destaque para cervejarias, hamburgueria temática de time de futebol e redes de sucos, pizzas e culinárias regionais (francesa, mexicana e havaiana). Um dos produtos mais brasileiros, o açaí é o foco de ao menos cinco redes presentes na feira, cada uma com sua proposta de valor específica. Em sorvetes, a novidade este ano foi uma rede com o produto em formato de bolinha, produzido com nitrogênio líquido. Já o segmento de Serviços Educacionais buscou novos horizontes por meio da internet e de parcerias com escolas regulares, além de muitas novas opções nas áreas de capacitação profissional e ensino musical.

O empreendedor Júlio César visitou a feira com dois amigos, buscando novas opções de investimento. “Vim para investir, e alguns modelos de franquia são bastante sólidos, dá mais segurança para o investimento”, disse. Já o visitante Edson Noschang afirmou: “Sou de Santa Catarina e estou pela primeira vez na feira. Estamos achando a feira bem interessante, vamos participar três dias do evento, pois queremos buscar um novo negócio”. A visitante Fernanda Porto, por sua vez, ressaltou: “Eu trabalho no varejo e já vim à feira em outros anos. Gosto de participar porque fico atualizada sobre o que está acontecendo com as marcas em geral, fornecedores e o que tem de novidade”.

Fornecedores
A cadeia de fornecedores do setor na feira se fortaleceu, tanto na área de Tecnologia, como de Design, Arquitetura, Consultoria e outros, principalmente na área de Meios de pagamento e Serviços financeiros.

Algumas empresas inclusive combinam a venda de serviços financeiros para franquias com redes franqueadoras destes mesmos serviços. Por fim, vale ressaltar a presença na feira do BNDES e do Banco do Povo, com soluções de crédito para empreendedores.
 

Confira a seguir o balanço que as redes de franquia fizeram do evento:

Acquazero e SUAV - As redes Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e SUAV (com foco em serviços express) dividiram o mesmo espaço durante a ABF Expo Franchising e registraram saldo muito positivo. Somente nos quatro dias de feira foram 600 visitantes que passaram pelo estande. Pela primeira vez na Expo, a SUAV, que possui investimento a partir de R$ 69.900, registrou 50 leads, dentre eles, a rede acredita que 60% deverão nascer após a feira. Já a Acquazero, que aproveitou a maior feira de franquias da América Latina, lançou um novo serviço: lavagem a vapor. Os visitantes puderam conferir de perto a demonstração do serviço. Foram 80 possíveis investidores com potencial interesse em fechar acordo com a marca. “Percebemos durante a feira que o perfil dos investidores interessados em abrir um negócio era por home office, o que se encaixa perfeitamente no negócio oferecido pela Acquazero com investimento de apenas R$ 10 mil. Outro fato que nos chamou a atenção é o interesse do público feminino. Foram cerca de 30% de mulheres interessadas em estética automotiva devido à forma de conduzir a operação. Notamos que o perfil principal era de mulheres e homens acima dos 45 anos de idade”, disse Henrique Mol, presidente do Grupo Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Acquazero e SUAV.

AD Clinic - “Essa é a nossa primeira vez aqui na ABF Franchising Expo e nossas expectativas foram superadas. Foram quatro dias muito intensos, conversando com empreendedores qualificados e extremamente interessados em fechar negócios na área de estética, que ano a ano apresenta números de crescimento acima da média nacional. Como resultado, esperamos fechar pelo menos sete clínicas em São Paulo, além de unidades no Rio de Janeiro e no Nordeste”. – Rodrigo Nunes, fundador da AD Clinic.

Água Doce - “Se a gente comparar com a edição do ano passado, percebemos que a qualidade dos franqueados é completamente diferente, com empresários, pessoas que estão procurando realmente investir. Recebemos aqui no estande muitas famílias e casais procurando opções de franquias. No primeiro dia, notamos uma frequência maior dos visitantes do Sul do Brasil, já nos outros dias percebemos pessoas da Grande São Paulo e das regiões Norte e Nordeste. O que ajudou bastante foi o fato de não ter nenhum evento durante a feira, como Dia dos Namorados ou Copa do Mundo. Para nós, dos últimos cinco anos essa tem sido a melhor feira que participamos, com relação aos contatos e à qualidade dos leads. A gente começou a trabalhar a feira três meses atrás, então vínhamos conversando com alguns potenciais investidores. Aqui na feira, nós atendemos 30 pessoas interessadas e já marcamos para as próximas semanas reuniões para seguirmos com as negociações. Fora os stakeholders no geral, encontramos muitos prestadores de serviços bacanas que talvez possam agregar futuramente. Estamos bem satisfeitos”. – Julio Bertolucci, diretor de Franquias da Água Doce Sabores do Brasil.

Aramis - "Para nós da Aramis essa primeira experiência na ABF foi ótima. Tivemos um fluxo intenso de interessados em obter mais informações sobre a nossa franquia circulando no estande nesses quatro dias de evento, e a nossa meta é abrir pelo menos oito franquias, fruto desse relacionamento iniciado na feira. Tivemos contato com possíveis novos fornecedores também no período e iremos evoluir em conversas futuras, mas nosso foco maior foi o de trabalhar leads a nível nacional, sobretudo porque tivemos visitas vindas de diversas partes do Brasil”. – Richard Stad, CEO da Aramis.

Arranjos Express - “Estamos na 5° edição da ABF e, com certeza, foi acima das nossas expectativas, tanto no quesito quantitativo, quanto no qualitativo, onde tivemos a oportunidade de apresentar melhor o projeto de vida que é a Arranjos Express e com certeza é uma grande satisfação ver o quão grande é a visibilidade da marca. Nossa participação na feira foi muito produtiva, pois conseguimos mostrar o potencial da nossa marca para o público interessado em investir e progredir. Além de brasileiros, tivemos atenção também de estrangeiros e, como sabíamos que isso aconteceria, trouxemos Pablo Alberto Moscoso, nosso máster franqueado da América Latina, com o objetivo de fazer essa aproximação. Contamos também com os nossos másters franqueados de São Paulo Diego Dalia e Bernardo Saboia, que foi um grande diferencial que nos aproximou ainda mais dos investidores potenciais. Em relação ao ano passado, tivemos um aumento nas negociações de 42%, o que nos deixou muito satisfeitos”. – Paulo Alexandre, sócio-diretor da Arranjos Express.

Bio Mundo - “Saímos felizes da nossa 2ª participação na ABF Franchising Expo. Recebemos aproximadamente 2 mil pessoas, de possíveis franqueados a parceiros. O público qualificado foi um grande diferencial do evento, que nos possibilitou construir relacionamentos com as principais redes de shopping do País e a expectativa de 15 novos negócios durante a feira. Com certeza, um momento importante para destacar o crescimento da rede e fortalecer a marca pelo Brasil”. –  Edmar Mothé, CEO e fundador da Bio Mundo.

Boali - "Qualificação do público, novos modelos de negócios e novos formatos de PDV marcaram a feira, além é claro da presença intensa da tecnologia, desde soluções para o PDV, delivery e até internet das coisas e wearables que participam da jornada do consumidor. Estamos felizes em ter vivido essa semana. Foram quatro dias muito intensos que, junto com a semana inteira de conteúdos, aprendizados e seminários da Franchising Week, marcaram uma nova etapa do franchising brasileiro. A feira acompanha esse novo momento de Brasil. Uma diversidade geográfica muito interessante. Recebemos muitos leads do Sul, região que se mostra mais aberta ao setor. A Feira ABF é uma oportunidade única para quem tem sede de conhecimento e quer estar em contato com essa atmosfera tão estimulante. Deixo o meu carinho e respeito pelo presidente André e todo o seu time, que fizeram desta feira, um novo marco para o nosso setor". –  Rodrigo Barros, sócio da rede Boali.

Bob’s - Com um estande de 104 m² localizado na entrada da ABF Franchising Expo, o Bob’s foi destaque na maior feira de franquias do mundo. A proposta da marca foi a de levar para a ABF a modernidade da rede. Todas as apresentações foram realizadas através de mesas interativas e tablets, despertando o interesse dos franqueados em conhecer mais sobre o Bob’s. O número de atendimentos este ano foi mais de 50% maior que em 2018. “Atendemos candidatos com bastante potencial e ficamos satisfeitos com o intenso movimento de pessoas interessadas em conhecer mais sobre o nosso negócio", comenta Marcelo Tristão, diretor de desenvolvimento do Bob’s.

Calçados Bibi - “A Bibi não participava da feira há alguns anos e o intuito de voltar para o evento foi para trazer um novo modelo de negócio que está chegando no mercado agora, que é o Quiosque, que tem como foco explorar mercados do interior. Notamos que o público está mais qualificado. O perfil que a gente enxerga nos visitantes no nosso estande são casais, com muita gente buscando negócios fora dos grandes centros e indo para o interior, em busca de qualidade de vida. Estamos muito satisfeitos, com bastante contato qualificado. Nas edições anteriores, a gente via que o número de visitantes era alto, mas a qualificação era baixa. Esse ano estamos com uma boa expectativa, inclusive de que vão sair muitos negócios gerados aqui. Na semana que vem e nas próximas, temos viagens marcadas com as pessoas que mostraram interesse para dar sequências às negociações. Temos uma média de seis candidatos que estão interessados e há grandes chances de fechar o negócio. Ano que vem pretendemos voltar para a feira novamente”. – Julio César Hannel Mattos, gerente de Varejo e Expansão da Calçados Bibi.

Chocolateria Brasileira - "Estreamos na Feira da ABF da melhor maneira possível, recebendo visitantes que vieram ao estande mais de uma vez, alguns, inclusive, para tirar dúvidas e ter mais informações sobre nosso modelo de negócio. Nossa perspectiva é bem positiva para os próximos meses, já que dos 2000 visitantes que passaram pelo estande, foram gerados mais de 500 leads. A feira é uma ótima oportunidade de negócio e um local onde fortalecemos nosso posicionamento de marca, mostrando a quem tem interesse de investir numa franquia que a Chocolateria Brasileira é muito mais do que apenas uma rede de chocolates, mas sim e, principalmente, uma boutique de chocolates finos, encabeçada por um chocolatier experiente e com elevado nível de produtos, sobremesas e cafés, além de um atendimento de ponta". – Cintia Pitta, gerente de expansão da Chocolateria Brasileira.

Divino Fogão - “Neste ano, a feira está muito melhor se comparada à do ano passado, com muito mais visitantes e pessoas qualificadas. Durante a feira, verificamos quatro ou cinco oportunidades de potenciais interessados que desejam, de fato, investir em uma franquia do Divino Fogão. A gente percebe que há vários casais que querem abrir a primeira franquia. Normalmente são profissionais liberais, em que um deles seria o franqueado e o outro manteria o emprego neste início. Recebemos mais candidatos de outros estados, além de São Paulo, desde Roraima até Santa Catarina. Um dos fatores que tem atraído os visitantes é o modelo de negócio para sócio-operador, onde você investe 20%, ou seja, não precisa dos R$ 700 mil de investimento inicial. Isso abre uma oportunidade e gera mais segurança nos interessados”. – Emiliano O. da Silva, diretor de franquias do Divino Fogão.

Docctor Med - “É a nossa primeira vez na feira e superou as nossas expectativas. O que nos surpreendeu foi a qualificação das pessoas que visitaram o nosso estande. Poucas pessoas vieram sem entender nada do nosso negócio e sobre a área da saúde. Tivemos mais de 500 leads e apenas 10% vieram para conhecer várias marcas”. – Geilson Silveira, CEO da Docctor Med.

Fast Açaí - Durante a feira, o modelo de negócio que mais despertou a curiosidade foi o novo projeto de Totem da Fast Açaí, que tem um plano de investimento a partir de R$ 46.000,00. No entanto, os candidatos ainda se surpreendem positivamente com toda a capacidade do modelo de loja em Container da rede de açaí. Em comparação ao ano anterior, a Fast Açaí percebeu uma melhora sensível na qualidade dos leads gerados, pois boa parte dos candidatos mostraram um elevado grau de maturidade sobre o setor de franquias. A expectativa da marca é que, ao menos, nove contratos sejam gerados nos próximos dias. Diferente dos outros anos, 80% dos novos leads vieram do próprio estado de São Paulo, sendo um grande número de mercados do interior.

GiOlaser - “Conseguimos fazer cerca de 100 contatos no evento e como a Giovanna Antonelli e a Dra. Carla Sarni, sócias da GiOlaser, participaram da feira, esses contatos puderam conferir de perto a credibilidade e potencial de expansão da marca. Entre as regiões que mais demonstraram interesse, estão Região Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Fortaleza. Nossa expectativa é fechar cerca de dois novos negócios com a participação no evento”, reforça Camila Tanza, diretora de marketing da GiOlaser.

Grupo AFEET - “O Grupo AFEET, detentor das marcas Authentic Feet, ARTWALK e Magicfeet, acredita que o fluxo de pessoas foi equiparado ao do ano anterior, porém, as buscas foram mais qualificadas. Notamos que os visitantes estavam mais preparados e mais direcionados nas buscas, tornando-os potencialmente mais qualificados. Percebemos uma demanda maior em praças como Maceió, Natal, Fortaleza e Florianópolis que, inclusive, estão em nossa mira de expansão, atendendo em cheio nossas expectativas. Acreditamos que esse resultado tem relação também com a relevância que ganhamos como marca, dadas as parcerias estratégicas que possuímos com os grandes players e também pela nossa solidez no mercado, com modelos de negócios rentáveis e seguros”. – Rodrigo Faria, gerente de franquias do Grupo AFEET.

Grupo Bonaparte - "A experiência dessa ABF Expo foi muito positiva, acredito que melhor que no ano passado. Nós estamos sentindo um fluxo de pessoas mais qualificadas. Estamos lançando nessa edição uma plataforma inédita de franquia B2B na área de cervejaria artesanal, que é a MBF. Dentro dessa plataforma já temos uma fábrica de cervejaria artesanal, que é a Alles Blau e com a MBF ela já está pronta para expandir a nível nacional. E, durante o evento, nós conseguimos comprovar que realmente os visitantes estão muito mais qualificados e interessados nos modelos de negócios". – Leonardo Lamartine, CEO do Grupo Bonaparte.

Grupo Kalaes - “A estreia do Grupo Kalaes na feira da ABF foi um sucesso! Nosso estande contou com a presença de celebridades como Ana Hickmann, Rogério Flausino e Sabrina Sato, que são sócios das marcas do Grupo. Durante o evento, mais de 250 interessados nos visitaram em busca de franquias bem estruturadas e modelos de negócio sólidos. Com os leads da feira, temos a previsão de fechar dez novos contratos com as cinco marcas representadas até dezembro”. – Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes.

Grupo Ornatus - “A feira esse ano foi excepcional em comparação com todos os problemas que tivemos ano passado, como greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo e eleições. Temos uma perspectiva e uma confiança maior no País. Com os temas da economia, como a reforma da Previdência, atualmente estão gerando um índice de confiança maior e, por isso, uma antecipação dos investidores. Senti um fluxo e uma qualidade melhor das pessoas que nos procuram. A cada ano que passa as redes estão cada vez mais profissionalizadas. Os setores estão mais maduros e isso é muito bom para todo o sistema”. – Jae Ho Lee, CEO do Grupo Ornatus.

Grupo Zaiom - “A ABF Franchising Expo foi um sucesso. Recebemos em torno de 500 visitantes para conhecer nossas marcas. Conseguimos 300 cadastros, dentre eles, uns 12 com potencial de compra”, relata Artur Hipólito, diretor do Grupo Zaiom.

Grupo Zanon - “O Grupo Zanon teve o prazer de estar pelo  9º ano consecutivo na feira da ABF franchising Expo 2019. Esse ano sentimos que o público em si esteve mais engajado e interessado, nossos gerentes de expansão estiveram em atendimento a todo momento. Este ano, contamos com as maiores marcas no ramo de seguro, soluções financeiras e restaurante mexicano, sendo elas - Seguralta Corretora de Seguros, Segcredi e Los Mex.  O Grupo Zanon teve um desempenho extraordinário. Contamos com mais de 200 visitas diárias em nosso estande, com investidores altamente interessados. Dentre as visitas conseguimos negociações ‘quentíssimas’.” – Reinaldo Zanon, CEO da Seguralta.

Grupo ZNTT - Em números aproximados, mais de 1.000 atendimentos (Mordidela – 400 atendimentos; Loucos Por Ti – 250 atendimentos; TFlow – 350 atendimentos). Aproximadamente 20 negócios fechados. “Na percepção do Grupo, a melhor de todas as feiras que já participamos, com público altamente interessado e focado em começar o negócio. Em relação à última feira, que foi no período de Copa do Mundo, essa foi fantástica; superou todas as expectativas, com investidores altamente qualificados”, comenta Bruno Zanetti, presidente do Grupo ZNTT.

GSPP - "É o terceiro ano consecutivo de participação da GSPP na feira da ABF. Nesta edição de 2019, em especial, está sendo bem interessante perceber, além do crescente fluxo de visitantes, que as pessoas estão vindo mais focadas em seus objetivos na área de franquias e na expectativa que possuem em relação à feira". – Mércia Machado Vergili, diretora do GSPP.

Guia-se - “Este ano, no Boulevard de Microfranquias, tivemos uma geração de leads muito maior do que no ano passado. Foram cerca de 240 interessados esse ano, contra apenas 112 no ano passado. Isso representa mais de 100% do ano passado. Esperamos fechar quatro unidades por conta da feira. O clima do País está propiciando o investimento em franquias e tudo está demonstrando que o nosso resultado aqui será melhor”. – José Rubens Oliva Rodrigues, fundador e CEO da Guia-se Negócios pela Internet.

Halipar - "A Halipar levou suas quatro marcas – Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho – à 28ª edição da ABF Franchising Expo. Foram dias de trabalho intenso, com muita troca de experiência, networking e expectativas de novos negócios. A edição deste ano superou 2018. Tivemos uma procura maior de interessados em conhecer os modelos de operação das nossas redes. Esse aumento de candidatos ocorreu tanto em quantidade, quanto em qualidade. Estamos otimistas em relação aos resultados que podemos colher". – Ricardo José Alves - CEO Halipar.

iGUi - “Temos percebido uma movimentação no real interesse dos investidores, mas ainda com uma certa resistência na tomada de decisão. Situação justa se levarmos em conta os inúmeros acontecimentos dos últimos anos no País. Contudo, acreditávamos que toda essa demanda de novos investimentos estava represada e esperando estímulos para acontecer. A ABF Expo 2019 pode marcar o início desta retomada. Tivemos bons contatos com investidores realmente interessados em aplicar seus recursos. Mais do que atingir as metas, esperamos concluir boas parcerias e cultivar novos negócios para o futuro”. – Tiago Araújo, responsável pela expansão iGUi.

Instituto Gourmet - "Essa é a nossa segunda participação da ABF Expo de São Paulo. Hoje, nós temos mais experiência e contamos também com a presença de franqueados de sucesso para que mostrassem na prática como é o trabalho no Instituto Gourmet. Nesta edição, tivemos mais visibilidade e percebemos um interesse maior entre nós e futuros investidores". – Glaucio Athayde, sócio-fundador do Instituto Gourmet.

Instituto Gourmet - “Nessa segunda participação na ABF Expo, tivemos muito mais visibilidade e interesse dos investidores. Nosso estande teve um aumento de 30% no fluxo de pessoas na feira e atendemos praticamente o dia inteiro. Sentimos que neste ano o perfil do investidor era mais qualificado, o que nos dá uma grande expectativa de conversão em negócios fechados no pós-feira.” – Glaucio Athayde, sócio-fundador do Instituto Gourmet.

Jah do Açaí - “Nós do Jah do Açaí participamos pela segunda vez da ABF Franchising Expo e, diferentemente do ano passado, notamos uma melhora muito significativa devido ao cenário da economia do País. Fizemos muitos contatos e conseguimos que nosso negócio tivesse uma visibilidade ainda maior. Parabéns aos organizadores pelo evento, que conseguiu reunir pessoas que buscam esse mercado e nos permitiu fazer networking com intuito de troca de experiência e negócios”. – Carlos Henrique Siqueira, diretor administrativo das marcas Jah do Açaí e Penguins.

Kumon - “Meu sentimento é que o movimento de pessoas nos corredores da feira está muito maior que no ano passado. Realizamos mais atendimentos que em 2018 e percebemos uma maior profundidade nas pessoas interessadas, com perguntas bem focadas e demonstrando mais conhecimento do mercado de franquias. Acredito que seja fruto do trabalho de informação sobre o sistema de franquias que a ABF vem realizando com o apoio da imprensa e redes associadas. Nossa perspectiva é que o pós-feira seja muito rico, não só para abertura de novas franquias como para matrículas na nossa rede. O fato de termos ganhado o selo como Melhor Microfranquia do Brasil pela PEGN deixa nossa marca com maior visibilidade na feira”. – Júlio Segala, diretor de marketing e expansão do Kumon.

Laundromat - “Esse ano recebemos mais de 500 visitantes no estande, número que superou os anos anteriores. As perspectivas de expansão são bem promissoras, a maioria das pessoas que procuraram a marca já possuem uma atividade principal e visualizam o nosso modelo de negócio, 100% automatizado, como uma segunda fonte de renda sem necessidade de dedicação total à loja”, conta Nicolas Lopez, diretor da Laundromat.

Mercadão dos Óculos - “Durante os quatro dias de feira, recebemos mais de 500 visitantes interessados em conhecer e investir no Mercadão dos Óculos, uma das redes de óticas mais premiadas do Brasil. O evento foi uma oportunidade para falar sobre nossas vantagens em relação às outras franquias, mark-up de 300%, 43% de multifranqueados, e mostrar todo nosso potencial em capitais, pequenas e médias cidades. Com os leads da feira, temos a expectativa de fechar 20 novos contratos, o dobro em comparação aos conquistados no evento do ano passado” – Gustavo de Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.

Minutri - “A Minutri foi um sucesso na ABF Franchising Expo. Nossa equipe cadastrou cerca de 2.500 pessoas durante os quatro dias de evento. Além disso, o time atendeu de forma personalizada 250 pessoas. Desses atendimentos, 125 foram exclusivos Minutri, ou seja, quase a metade. Isso mostra que estamos no caminho certo. A Minutri oferece mais do que uma alimentação saudável. Oferece também praticidade para o consumidor e franqueado. Isso faz a diferença. A franquia Minutri, por exemplo, não precisa de cozinha, não precisa de fogão industrial, não precisa de chefe, não tem manipulação de alimentos. Podemos dizer que a Minutri foi a grande vedete da feira”, conta Sidney Kalaes, presidente do Grupo Kalaes e um dos sócios da Minutri.

Mr. Kids - “A ABF Franchising Expo 2019 trouxe leads bastante qualificados, visto pelo público mais engajado do que no ano anterior. Para nós, mais do que estar atrás de possíveis franqueados, queremos também fortalecer a marca, tornando-nos referência de franquia no que compete à atratividade do investimento inicial, facilidade de conciliar com outras demandas pessoais e/ou profissionais e uma excelente oportunidade para o primeiro negócio. É sermos, sobretudo, a porta de entrada para o franchising no Brasil”. – Rodrigo Loredo, gerente de expansão.

NetplaN - A NetplaN Consultoria, que atua no desenvolvimento empresarial e na expansão de negócios, participou pela 28ª vez da  ABF Franchising Expo. A consultoria divulgou marcas como Akasa do Açaí e Procob, destacando microfranquias e negócios resistentes à crise. A empresa realizou 4.500 atendimentos no estande, sendo 2.275 visitantes únicos. Além disso, foram realizados 2.075 cadastros via coletor de dados e mais de 200 fichas preenchidas.

Padaria Pet - “Nós conseguimos cerca de 450 contatos em quatro dias de feira. Percebemos, em qualificação de leads, é que de fato a ABF é uma feira que já traz um engajamento maior dos potenciais candidatos a franqueados. Quando comparamos com outras feiras no mercado, percebemos que os participantes da ABF são mais engajados na procura de franquias e não só estão no evento para sondarem as marcas. Boa parte das pessoas que recebemos no estande já conheciam a Padaria Pet, pois viram notícias antes do evento a respeito da empresa. Isso é interessante, porque já estavam direcionadas e com os estandes determinados para visitarem. De modo geral, como empresa, gostamos bastante da participação na feira. Foi nossa primeira vez e pretendemos participar das próximas. De fato, pra gente que está há menos de dez anos no mercado, e com franquia há dois anos, o nível das franqueadores é bem alto e estar no seleto grupo da ABF nos motiva a sempre subir o nível do negócio, seja na qualidade de atendimento, junto aos franqueados ou na qualidade de serviços. Estamos supersatisfeitos e nossa meta depois da feira é ter dez leads de franquias fechadas até o final de 2019”, afirma Arquelau So, diretor de expansão da Padaria Pet, primeira rede de petiscaria e confeitaria para cães e gatos.

Petland - “A ABF Expo continua sendo um dos principais eventos do setor para a Petland e todas as outras marcas do Grupo Brasil Pet – Dra. Mei, LogLand e Pet Choice. Por isso, já participamos há seis edições consecutivas! Neste ano, tivemos a oportunidade de palestrar no painel internacional sobre máster franquias na ABF Franchising Week, foi muito positivo para nós e também para aumentar a visibilidade da marca. Durante a feira recebemos, em média, 80 a 90 pessoas por dia interessadas pela franquia, das quais estimamos que cerca de 10% poderemos trabalhar para conseguir resultados efetivos. O desafio é melhorar a qualificação dos visitantes, ou seja, ter contato com pessoas que já são empresários ou varejistas”, afirma Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland Brasil, empresa do Grupo Brasil Pet.

Piticas - “Essa feira gerou 20% a mais de procura do que no ano passado, com o diferencial de ser um público mais qualificado. As pessoas vieram já determinadas em conhecer profundamente o nosso negócio. Acredito que houve uma procura prévia, foi superpositivo. A feira melhorou muito, tem estandes bem construídos e isso faz a feira ser mais bonita e chamativa para o público”. – Felipe Rosetti, diretor da Piticas.

Rolando DG - “As expectativas são as melhores em participar, pela primeira vez, da ABF. Nosso foco de visitante é, principalmente, quem busca empreender e começar um novo negócio, mas não dispõe de uma grande quantia para iniciar suas operações. Temos soluções para os lucrativos mercados de brindes e personalização que requerem investimentos de apenas R$ 9 mil e não demandam sequer um ponto de venda. Um grande atrativo dos nossos produtos é permitir que se trabalhe a partir da própria casa uma vez que nossas máquinas são compactas e ocupam pouquíssimo espaço, além de serem fáceis de operar. Resumindo, baixo custo e retorno em pouco tempo, com uma infinidade de possibilidades de lucrar, inclusive com a venda de produtos pela internet para dentro e fora do território nacional. Uma excelente oportunidade para quem perdeu o emprego, se aposentou mas não abre mão de continuar a produzir, enfim, para todos os que apostam no empreendedorismo e na inovação. Também temos diversas opções para aqueles que possuem uma quantia maior e anseiam por diversificar suas atividades para os setores de sustentabilidade, tecnologia, pet, bem-estar, decoração de ambientes, vestuário e festas”. – Anderson Clayton, vice-presidente da Roland DG.

Saladenha - “A ABF Franchising Expo 2019 foi uma grata e enriquecedora experiência para nós. Estamos em pleno processo de expansão de nossa rede, e para isso ampliar nosso networking é premissa indispensável, a fim de que mais pessoas possam conhecer e aderir ao nosso modelo de negócio. Durante a feira pudemos realizar mais de 200 contatos com empreendedores de todas as regiões do Brasil, o que nos dá a ideia de convertermos em, pelo menos, cinco novas lojas da Saladenha nos próximos meses. Aumentamos em 50% o volume de negócios gerados no evento, em relação à nossa participação no ano anterior. Sendo assim, com os resultados positivos que obtivemos durante os quatro dias, já inserimos em nosso radar de eventos a participação na edição 2020 da feira, e possivelmente na ABF Rio, tendo em vista que nosso produto conta com grande aceitação no estado fluminense, além de já possuirmos unidades em funcionamento na Capital.” – Pedro Almeida, sócio-diretor da Saladenha, rede de franquias de restaurantes de alimentação saudável.

School of Rock - O saldo dos quatro dias de ABF Expo 2019 foi extremamente positivo para a School of Rock. O estande teve 182,5% mais leads qualificados de possíveis franqueados do que no ano passado. Os atendentes também conversaram com muitos visitantes que podem, futuramente, se tornar fornecedores e/ou parceiros do negócio, fator que deve engrandecer a operação da School e fazer com que a participação em 2020 seja ainda mais eficaz. Além disso, a interação dos visitantes com a banda montada no estande funcionou muito bem, alguns passaram mais de duas horas aproveitando a atração. Isso foi um bônus que mostrou um pouco de como é o dia a dia dentro de uma School of Rock: cheio de muita alegria e Rock’n Roll.

Sobrancelhas Design - O Grupo Sobrancelhas Design, rede especializada no serviço de design de sobrancelhas e no tratamento natural para recuperação dos pelos, esteve presente na Feira de Franquias da ABF deste ano. Com mais de 500 unidades comercializadas pelo Brasil, Estados Unidos, Equador, El Salvador, Guatemala e Portugal, a marca anunciou a expansão para dois novos mercados: Dubai e México. O estande, que apresentava o novo layout da rede, recebeu 700 investidores, resultando na expectativa de 30 novas lojas oriundas do evento, bem como a abertura de dois novos países em seu plano de expansão.

Sorridents - “Tivemos mais de 400 pessoas visitando o nosso estande, sendo que realizamos 127 reuniões com pessoas interessadas em conhecer nosso modelo de negócio. São Paulo ainda é o estado de onde recebemos o maior número de visitas, seguido por RJ e PR. A Sorridents, neste ano, já regista um crescimento acelerado. A ideia era crescer 20% e já crescemos cerca de 32% só no primeiro semestre. A expectativa é fechar cerca de dez novos negócios, estimulados pela participação na feira”, enfatiza Clayton Leal, gerente de expansão da Sorridents.

Sr. Sorvete - “Por mais um ano a feira da ABF São Paulo nos surpreende positivamente com um público que, além de qualificado para investimentos, tem muita vontade de trabalhar no segmento que mais cresceu nos últimos anos, que é o setor de franchising. Para nós da Sr.Sorvete não foi diferente, superou todas as expectativas para geração de negócios e vendas. Recebemos quatro vezes mais pessoas que no ano passado em nosso estande e isso mostra a força da marca com uma feira mundialmente conhecida. Recebemos pessoas, inclusive, do Paquistão e da Suécia com interesse em fazer negócios aqui no Brasil no segmento de sorvete” – Rodrigo Panichelli, diretor de operações da Sr.Sorvete.

Sterna Café - A Rede Sterna Café esteve na ABF Expo 2019 e avalia como sendo a melhor feira dos últimos 3 anos em que participou. Durante os quatro dias de evento, a rede realizou 150 reuniões de negócios e serviu 350 cafezinhos por dia, totalizando 1.400 xícaras de espresso e 14kg de cafés. “Esperamos continuar colaborando com a ABF Expo e contribuir com o crescimento do franchising brasileiro”, conclui Deiverson Migliatti, fundador da rede Sterna Café.

Stockyards - “A participação na Feira foi extremamente positiva, recebemos inúmeros contatos de qualidade, sobretudo, a presença de multifranqueados, ou seja, pessoas que já possuem várias operações, inclusive, de alimentação de outras marcas e se interessaram em incluir a Stockyards neste portfólio, por considerarem um negócio realmente diferenciado. Tivemos muitas pessoas de fora de São Paulo, região Nordeste, Minas Gerais, muita gente do Rio de Janeiro, Paraná , Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nossa expectativa é conseguir cerca de cinco contratos impulsionados pela Feira da ABF”. – Alexandre Lorenzon, gerente de expansão da Stockyards.

Stuppendo - “Essa edição foi a melhor de todas para a Stuppendo. O estande foi muito visitado durante os quatro dias de evento e superamos a expectativa em cerca de 30% em relação à feira do ano passado. Durante o período da feira foram realizados cerca de 300 pré-cadastros, aqueles que têm interesse em ser franqueados, de visitantes de diversas regiões do Brasil e no interior do estado”, afirma Leonardo Guedes, responsável pelo plano de expansão da Stuppendo.

Terça da Serra - A rede de franquias de residencial sênior, Terça da Serra, tem um balanço positivo de sua participação na 28ª ABF Franchising Expo.  Cerca de 1.050 pessoas de interessaram em receber nosso material e conhecer nosso projeto de franquias, sendo que destes, 10% quiseram conhecer mais a fundo a oportunidade de empreender no segmento de saúde ligado à terceira idade, como possível franqueado. Acreditamos que 5% a 10% dos interessados se convertam em negócios.

The Kids Club - A feira, como sempre, estava muito bonita e bem organizada. Com 66,2 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento, foi uma excelente oportunidade para divulgarmos a marca The Kids Club. Entregamos todo o material que levamos, digitalizamos uma média de 1000 credenciais e ficamos com 12 leads bem encaminhados para retomarmos o contato pós-feira e agendarmos a reunião na franqueadora para um possível fechamento. É válido frisar que, embora o número soe pouco expressivo, para o nosso modelo de negócio, tão afunilado e que tem como compromisso oferecer um inglês de qualidade para crianças dos 18 meses aos 12 anos, encontrar essas pessoas alinhadas e realmente interessadas é um ótimo investimento. Com esse resultado, pretendemos participar da edição de 2020, pois a ABF Franchising Expo é uma feira de grande visibilidade, que recebe candidatos do Brasil inteiro e por isso bastante relevante para nossa marca”. – Sylvia de Moraes Barros, CEO da The Kids Club.

Tico's Burger - Aproximadamente 180 investidores passaram pelo estande da empresa, com expectativa de fechamento de oito lojas nos próximos três dias. Em relação a parcerias, melhora nos processos de abastecimento e CMV (custo de mercadoria vendida), empresas de tecnologia para melhoria no processo de atendimento estão entre os contatos mais importantes realizados durante a feira.

ToyCompany - De acordo com Mauro Meinerz, diretor da ToyCompany - franquia de parque em container, o modelo de negócio da marca teve bastante aceitação dos visitantes da ABF Franchising Expo, principalmente pelo público do Norte e Nordeste, regiões carentes de diversões para as crianças. A empresa conseguiu diversos contatos com empresários dos shoppings para futuras parcerias e negócios diferenciados. Para o empresário, o perfil do candidato da franquia é de empreendedores com vontade de trabalhar para fazer o negócio crescer, que não deixam o negócio nas mãos dos funcionários, estão presentes no dia a dia e têm visão de novas oportunidades.

TRATABEM – “A ABF Franchising Expo 2019 foi um sucesso para o Grupo iGUi. Nossa equipe teve contato em média com 2.000 pessoas (entrega de material e ecobags). Fizemos 220 reuniões efetivas. Acreditamos que teremos de dez a 15 fechamentos entre Loja iGUi e Loja TRATABEM”. - Lilian Marques, diretora da TRATABEM, franquia do Grupo iGUi, única rede do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas.

Tributarie – A Tributarie recebeu cerca de 990 visitantes, foram 417 leads, entre eles possíveis clientes finais que nossos franqueados poderão atender, e aproximadamente 40 possíveis novas franquias. Atualmente, as regiões Norte e Nordeste possuem vasto campo para atuação e poucas unidades. As expectativas da Tributarie como franquia é de expandir para essas regiões.


Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reuniu, em sua 28.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupou os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira contou com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporcionou aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

 

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.

 

 

  Revista Negócios
 Veja Também