Crédito: Demis Roussos

ABAV Collab defende protocolos para a retomada segura do Turismo

SEX. 02 OUT

A importância da segurança sanitária no retorno da atividade do turismo foi o tema central do encontro realizado nesta quinta-feira (1°), durante o ABAV Collab, evento que reúne, até o dia 2 de outubro, as principais autoridades da cadeia turística. O painel online, intitulado "Retomada do Turismo e os Pequenos Negócios", reuniu o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick; Cesar Reinaldo Rissete, gerente da unidade de Competitividade do Sebrae; e Rodrigo Otávio Pikussa, diretor de Operações Comerciais, Mercado Interno e Marketing da Marcopolo – Movimento Viaje pelo Brasil.

Na abertura, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltou a importância de protocolos de segurança sanitária e das agências de viagem na retomada da economia. “O setor do turismo, que congrega e movimenta a vida de milhões de pessoas e envolve dezenas de segmentos, foi um dos mais impactados pela crise. Se, por um lado, existe o isolamento social por causa da pandemia, as pessoas também estão ansiosas para retornar às suas vidas e o turismo tem essa capacidade de proporcionar alegria, qualidade de vida e sociabilidade. Entendemos que o gatilho para destravar esse processo é a percepção de segurança e a transformação digital. As agências de viagens, bem como todos os atores do setor, têm papel fundamental para que as ações e protocolos de retomada sejam implantados e se tornem visíveis”, comentou.

Por sua vez, Cesar Rissete destacou a pujança do pequeno negócio no setor, que representa 97% das empresas. Ele abordou a atuação do Sebrae no Turismo ao longo dos últimos anos, com destaque para o atendimento direto aos pequenos negócios, a participação na construção de políticas públicas do setor, realização de pesquisas e estruturação de destinos.

Para garantir segurança na retomada, o Sebrae produziu e disponibilizou gratuitamente protocolos para Agências de viagem, Meios de hospedagem, Turismo em áreas naturais e de Negócios e Eventos. Também foram desenvolvidos documentos específicos para Bares, Restaurantes e Lanchonetes, Artesanato e Economia Criativa, setores impulsionados pelo Turismo.

Sobre o momento atual, Rissete apontou que é necessário estruturar os negócios e o setor. “Estamos nos aproximando do período da alta temporada e temos percebido um movimento de retorno em vários locais, o que exige preparação. Por isso, o Sebrae intensificou sua atuação junto aos destinos e empresas, para que estes se preparem para a retomada da atividade”. Ele completou que os empreendedores devem estar conectados aos seus consumidores: “Fiquem sempre perto do seu cliente, mesmo que virtualmente. Se tivermos um movimento conjunto - uma aliança das instituições, consumidores e empresários, promoveremos um retorno consistente e seguro”.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também