A&S Capital garante soluções de crédito com inovação

QUA. 02 JAN

Para se conseguir crédito no Brasil, seja pessoa física e jurídica, em instituições financeiras, existe uma grande burocracia e muitas regras a serem seguidas. Buscando fazer um contraponto com essa realidade e facilitar o acesso ao crédito para empresas e cidadãos é que surgiu no mercado o grupo A&S Capital, que oferece soluções de crédito para antecipação de recebíveis, cobrança terceiriza, câmbio comercial e crédito, com empresas especializadas em cada um destes segmentos. E como a A&S busca se tornar um diferencial no mercado, com serviços de qualidade aos seus clientes? As respostas estão nesta entrevista com Alla Liderzio, diretor geral da A&S Capital, encarregado da diretoria comercial/estratégica da Federal Invest e da NordesteCOB, duas das empresas que fazem parte do grupo. À Negócios.Net ele concedeu a seguinte entrevista:

 
Como surgiu o grupo A&S Capital?

Allan Liderzio - A A&S Capital nasceu no começo desse ano de uma necessidade nossa de unificar as empresas do grupo em um só pensamento, o de soluções financeiras para nossos clientes, não importando quais sejam. Tudo começou em 2014, quando vendemos as empresas que tínhamos no ramo de comércio de veículos e motocicletas e entramos no ramo financeiro, através da Federal Invest, com a antecipação de recebíveis e gestão de contas a pagar e receber, onde começamos como franqueados e hoje somos parceiros estratégicos a nível nacional, fornecendo o produto de crédito com garantia imobiliária e veicular. Em 2016, nosso braço de cobrança terceirizada, a NordesteCOB, nasceu de uma demanda de nossos clientes, que procuravam uma solução de cobrança com qualidade e tecnologia. No começo de 2018, com a aberturado Banco Central e com a aceleração da revolução digital, enxergamos um novo mercado que vinha surgindo, o de crédito com garantia imobiliária e veicular. A A&S Capital surgiu como um hub de soluções que engloba todas as nossas empresas de diferentes focos em soluções de crédito e cobrança.

 
Quais as características das empresas que foram o grupo?

AL – A Federal Invest é responsável por toda parte de antecipação de recebíveis (tanto via factoring ou via Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – FIDC, onde a Federal Invest faz a gestão de um fundo próprio para clientes de alta performance financeira), gestão de contas a receber e a pagar, meios de pagamento (como a maquininha de cartão) e distribuição de produtos Serasa. Com a NordesteCOB, entramos no ramo de cobrança terceirizada, oferecendo o serviço para qualquer tipo de cliente que tenha uma demanda na área. No começo desse ano, abrimos a A&S Câmbio, focada no câmbio comercial pra as empresas exportadoras e importadoras do nosso estado e câmbio turismo via delivery, uma modalidade nova ainda pouco praticada localmente. A mais nova empresa do grupo, a A&S Cred, ainda é um bebê, mas já nasceu grande: ela nasceu para fornecer soluções de crédito com garantia para toda a rede de 178 agências da Federal Invest do Brasil, nossa parceira estratégica nacional.

 
Quais as vantagens dos serviços oferecidos para os clientes?

AL – Entre as vantagens, o cliente deixa de bater de porta em porta de instituição financeira e vai só em uma, no caso a A&S Capital, que por sua vez vai bater em todas para ele. O mercado está mudando. Estamos neste segundo oferecendo soluções em alguns casos com condições melhores que as dos bancos, coisa que a dois anos era impossível. Queremos ser um porto seguro do nosso cliente para informação financeira. Esse é o propósito que conversamos todos os dias aqui na nossa sede. Muitas vezes o gerente do banco quer apenas alcançar a meta e vender algo que a instituição financeira pede. Aqui vendemos o que o cliente, realmente, precisa.

 
Quais os diferenciais do grupo A&S Capital no mercado?

AL – Quando abrimos uma nova frente de solução financeira para nossos clientes, queremos oferecer algo diferente em um mercado que normalmente é cheio de regras. Ao invés de ser um gerente bancário que olha para cliente e diz “as regras são essas, cumpra elas e você terá o crédito”, gostamos de perguntar: “quais são suas regras, deixa eu ver se a gente se encaixa nelas. Se não, vamos lapidar essas regras e achar um meio termo”. Posso dar um exemplo com nosso produto de crédito com garantia: o diferencial competitivo nesse produto está em oferecer as menores taxas do mercado, onde nosso processo de concessão de crédito é totalmente automatizado (gestão e avaliação de documentos, análise de crédito, da garantia e jurídica, tudo automatizado). Dessa forma, os clientes conseguem acessar inúmeras instituições financeiras parceiras (dentre grandes bancos, bancos médios, fundos de investimentos e fintechs) e a liberação de seus créditos ocorrem de forma mais rápida e menos burocrática. Devido a automatização dos processos, a proposta de crédito segue para a instituição financeira parceira com maior probabilidade de aceitar devido à redução de erros e maior qualificação dos clientes e das garantias. Com essa metodologia, é praticamente garantido que aqui o cliente vai ter a melhor solução de crédito.


Qual o perfil dos seus clientes?

AL – Temos soluções para todos os tipos de cliente, desde o sem performance bancária, que precisa antecipar um recebível, via factoring, onde existe a urgência e fazemos a operação em menos de 24 horas, até o cliente de grande performance e fluxo que precisa de uma taxa de juros menor que a que eles tem nos bancos. No crédito com garantia por exemplo, oferecemos um crédito barato comparado aos outros produtos de crédito livre no mercado (cheque especial, rotativo do cartão, crédito pessoal e consignado) com taxas a partir de 1,15% ao mês e 20 anos para pagar. O lastro da garantia é muito bom, e puxa essas taxas para baixo, alonga o prazo e atende os clientes bons pagadores, com renda e rating para esse tipo de operação. Em situações perfeitas, um crédito de até 3 milhões de reais cai na conta do cliente para ele usar como quiser e com uma taxa extremamente competitiva em apenas 15 dias. 


Os serviços são voltados para pessoas físicas e jurídicas?

AL – Todas as nossas soluções são voltadas, tanto para pessoa física, quanto jurídica. Algumas soluções encaixam mais em um tipo de cliente, outras em outro. A ideia sempre é analisar a demanda do cliente em específico e daí fornecer a melhor solução para ele via pessoa física ou jurídica.


Quais as novidades do grupo no mercado?

AL – Nossa grande novidade em 2018 nasceu a pouco, que é o crédito com garantia imobiliária. E em dezembro deste ano lançaremos nacionalmente o produto de crédito com garantia veicular e em dezembro lançaremos o crédito com garantia de pesados. Fora isso, estamos paralelamente desenvolvendo uma fintech especializada em meios de pagamento para uma classe específica de profissional autônomo, que sofre com a gestão das suas contas a pagar e a receber. Para o final de 2020 inauguraremos o projeto das nossas vidas, que vai englobar o nosso grupo com um todo, mas esse é um projeto guardado a sete chaves.
 

  Revista Negócios
 Veja Também