“A Católica Rio Grande do Norte tem uma missão evangelizadora e inovadora”

QUA. 29 AGO

Em 2019, o Rio Grande do Norte ganhará uma instituição de ensino superior. A Católica Rio Grande do Norte é parte de um projeto de expansão nas regiões Norte e Nordeste do grupo União Brasileira de Educação Católica. A área escolhida pela UBEC, mantenedora da IES, foi a região de Nova Parnamirim, mais precisamente a rua Parque das Rosas / Parque das Árvores – Loteamento 07-A, esquina com a Estrada da Lagoa Seca, nas imediações do antigo aeroporto. Uma área com 68 mil m² de terreno, sendo 3 mil m² de área a ser construída. “Escolhemos Nova Parnamirim porque a região tem crescido muito nos últimos anos e o volume de pessoas ali é muito grande. Trata-se de uma região promissora e lá é que vai ser o maior vetor de crescimento da Grande Natal”, destaca Irmão José Nilton Dourado, ex-diretor do Colégio Marista de Natal e CEO da UBEC. 

De acordo com ele, o grande diferencial da Católica Rio Grande do Norte será a missão evangelizadora, associada à inovação construída a partir da parceria com o Google Education. “A ideia é de construir um modelo de Faculdade - depois, no futuro, um Centro Universitário -, que seja de vanguarda, que apresente um projeto acadêmico voltado para as inovações, com um modelo de tecnologia diferenciado dos demais e que apresente uma filosofia de trabalho balizado em valores. Estamos lá com um projeto de missão, onde nós vamos aproveitar a educação para fazer uma evangelização com qualidade”. 

No próximo dia 4 de setembro, às 19h, haverá uma solenidade para o lançamento da pedra fundamental, com a presença de religiosos, autoridades e formadores de opinião. A inauguração da Católica Rio Grande do Norte está prevista para o segundo semestre de 2019. Segue a entrevista com o Irmão Nilton, como é mais conhecido:    


Como (e por que) o Rio Grande do Norte foi escolhido para ter uma unidade da Faculdade Católica?
Um tempo atrás resolvemos, em assembleia (da União Brasileira de Educação Católica - UBEC), que iríamos expandir em Brasília, mas também no Norte e Nordeste. E a escolha de Natal se deu pelo fato de ser uma capital que ainda não tem uma Instituição de Ensino Superior Católica. A gente acredita que o Rio Grande do Norte tem um potencial muito grande para acolher uma IES do nosso porte. Eu creio que a assembleia acertou. Já fomos para Recife e, agora, estamos entrando no Rio Grande do Norte.    

Quem manterá a Faculdade Católica Rio Grande do Norte?
A Católica Rio Grande do Norte será mantida pela UBEC, formada pelas Províncias Maristas, Lassaristas, Salesianas, Padres Estigmatinos e o Instituto Católico de Minas Gerais. Mas, a UBEC é autônoma e tem todo o suporte para bancar o investimento.  

Onde funcionará exatamente o prédio da instituição? 
Na região de Nova Parnamirim (Avenida Olavo Montenegro, que liga Nova Parnamirim à Coophab). A região da Grande Natal tem alguns vetores de crescimento, como o vetor de Nova Parnamirim, emendando Natal e Parnamirim, vetor São José de Mipibú, Nízia Floresta, Monte Alegre, ou seja, há um vetor de crescimento para àquela região. 

E qual o critério de escolha do local? 
Escolhemos Nova Parnamirim porque a região tem crescido muito nos últimos anos e o volume de pessoas ali é muito grande. Além disso, todas as concorrentes estão localizadas no centro de Natal, praticamente. E o trânsito para aquele local é mais fácil, para quem mora nos bairros vizinhos, nas cidades vizinhas, da própria Parnamirim, nas praias, possa frequentar a Católica Rio Grande do Norte. Trata-se de uma região promissora e lá é que vai ser o maior vetor de crescimento da Grande Natal.    

Qual a previsão de início das aulas?
A previsão é no segundo semestre de 2019, até porque precisamos construir um prédio novo, do zero, e uma série de outras coisas, como os trâmites burocráticos na Prefeitura. Mas, a ideia é começar já no segundo semestre do ano que vem. 

Já tem os cursos definido?
Em breve, divulgaremos. Vamos começar com cursos híbridos, ativando um polo EaD.

Já há um nome indicado para o cargo de Reitor ou Diretor?
Ainda não há nenhum nome para indicação. Mas, assim que as obras forem concluídas, vamos formar toda a equipe que assumirá essa unidade. 

Com o crescimento do modelo de Ensino à Distância (EaD) não é arriscado investir na construção de uma instituição física de ensino privado no RN?
Eu creio que o EaD é uma modalidade de ensino, que tende a crescer e vamos crescer juntos. Eu não creio que seja arriscado investir onde se pode prospectar coisas melhores. Não vamos criar uma Instituição de Ensino Superior como as que estão aí, oferecendo a mesma coisa. A ideia é de construir um modelo de Faculdade - depois, no futuro, um Centro Universitário -, que seja de vanguarda, que apresente um projeto acadêmico voltado para as inovações, com um modelo de tecnologia diferenciado dos demais e que apresente uma filosofia de trabalho balizado em valores. Estamos lá com um projeto de missão, onde nós vamos aproveitar a educação para fazer uma evangelização com qualidade. Os Maristas, Salesianos e Salesianas, que lá estão, prezam muito por isso e nós vamos no mesmo ritmo das associadas que lá estão. E juntando as expertises Maristas, Salesianas, Lassaristas, da área de educação, o diferencial será aquilo que vamos apresentar como valores. Nós estamos em parceria com a Google Education, com as inovações que o Google tem, em termos acadêmicos e pedagógicos, do envolvimento do aluno com as novas metodologias ativas, salas colaborativas, construção coletiva de um projeto pedagógico, onde todos saiam de lá formado para um mundo melhor e consciente.      

Como enfrentar a concorrência deste mercado no RN, em especial, na Grande Natal, já que a Católica será construída em Nova Parnamirim? 
Eu não creio que a concorrência seja forte na região, mas a gente também tem expertise nisso e concorrência é bom. Apresentar um projeto que atraia e que faça a diferença é o que vai nos colocar num patamar diferenciado, até mesmo por ter a filosofia de uma escola católica. A UBEC tem avançado muito no aprimoramento de suas práticas pedagógicas.

Como estão sendo os preparativos para o lançamento da pedra fundamental da instituição, previsto para o próximo dia 4 de setembro? 
Esse lançamento da pedra fundamental é importante para mostrarmos o que temos de melhor, de vanguarda nas questões acadêmicas. E eu tenho certeza que esse será o primeiro passo para que possamos construir esta unidade de missão em comunhão com todos aqueles que fazem a UBEC. Esperamos contar com o apoio de todos, dos governantes, das autoridades, da Igreja e da sociedade civil constituída.   
 

  Revista Negócios
 Veja Também