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5G no varejo: os impactos da tecnologia para os lojistas

 

Prevista para acontecer até o segundo semestre de 2022, segundo a Anatel, a chegada do 5G no país tem gerado grande expectativa, prometendo revolucionar o varejo. O uso da nova rede deve gerar experiências de compra ainda mais completas e diferenciadas.

“Para o consumidor, a vantagem será óbvia, ligada a uma experiência de consumo mais eficiente. E para os varejistas, a chegada do 5G será crucial no crescimento da aplicação de inteligência artificial e da internet das coisas no negócio, que podem abrir novas oportunidades de negócios”, pontua Gustavo Pisani, diretor de varejo no Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas

Países como Ásia, China e Coreia do Sul já usufruem da tecnologia e seguem sendo referência em varejo no mundo. A China, por exemplo, constatou em outubro de 2021 um aumento nas vendas de 4,9%, superando as expectativas que eram de 3,5% - o país lidera a corrida de implantação do 5G e já possui cerca de 350 cidades com a nova rede em operação.

No Brasil, estima-se um aumento de 3,8% nas vendas do varejo em 2022, de acordo com um relatório da EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets. E os resultados individuais de cada negócio podem ser alavancados com as oportunidades trazidas pelo 5G.

“O varejista poderá usufruir em mais profundidade e com mais qualidade de recursos como a realidade virtual ou aumentada, lives commerce e lives marketing e o metaverso. Esse é o momento de se manter antenado nas tendências e possibilidades e identificar caminhos estratégicos para cada negócio, conforme o público alvo, para potencializar resultados com as novas facilidades trazidas pelo 5G”, Gustavo.

A melhora na conectividade e na capacidade de transferência de dados afetará de forma positiva também etapas burocráticas da jornada de compra, como o pagamento, por exemplo – páginas que demoram a carregar, especialmente no checkout, podem aumentar em 75% o abandono de carrinhos de compras, segundo a ReadyCloud.

“As vantagens do 5G não se referem apenas a recursos tecnológicos avançados que podem revolucionar a experiência de consumo, como a realidade virtual e o metaverso. Detalhes simples como a velocidade na hora de efetuar um pagamento também impactam a experiência do usuário e sua fidelização e podem se tornar ainda melhores no cenário pós 5G, com soluções de biometria e reconhecimento facial, por exemplo”, avalia Pisani.

O especialista acrescenta que a omnicanalidade também deve ser otimizada com a chegada da nova rede, aprimorando a integração entre canais físicos e digitais de atendimento e venda. “O consumidor de hoje é exigente e imediatista e prioriza uma experiência positiva e completa de consumo. Os varejistas que demonstrarem maior entrega ao novo cenário e às possibilidades que serão abertas tendem a ser aqueles que maior resultado terão, tanto em vendas, quanto na satisfação e fidelização dos seus consumidores”, comenta.

“Nos projetos feitos pela FCamara com os seus parceiros, nos deparamos diariamente com intenções de integração do físico e digital, e o 5G será bom para gerar mais qualidade, velocidade e conexões através de dinâmicas que tornem a experiência mais real e semelhante à física, facilitando o nosso trabalho e tornando ele cada vez mais potente, sem riscos de instabilidade, gerando portanto, compras mais satisfatórias”, conclui Gustavo.

Sobre o Grupo FCamara

O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais: www.fcamara.com.br/

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