Conversar com pessoas do ramo e realizar um planejamento financeiro também são ações que as pequenas e médias empresas realizam com esse intuito
Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, a primeira e a maior Datatech do Brasil, revela que 53% das pequenas e médias empresas fazem cursos ou capacitações para aprimorar ou mudar suas empresas. Com um panorama sobre a gestão empresarial das PMEs, o estudo traz também um comparativo com atividades realizadas ao abrir o empreendimento e as fontes de informações desses empreendedores.
Além de capacitação, 40% dos respondentes conversam com pessoas do ramo para melhorar seu negócio, enquanto 37% fazem um planejamento financeiro e 37% buscam informações na internet, como vídeos, notícias e artigos, por exemplo.
Nas quebras por porte, os destaques do tema são que 63% dos empreendedores individuais (MEIs) optam por qualificação para melhorar ou modificar seus negócios. 35% das empresas de porte médio optam por fazer um plano de negócio, 8 pontos percentuais a mais que o quadro geral. Por fim, a busca por instituições de apoio aos empreendedores é destaque nas empresas de pequeno porte (33%). Essa opção é a escolha de 20% dos respondentes gerais da pesquisa, sem quebras.
O estudo traz também um comparativo entre o que empreendedores fizeram antes de abrir seus negócios e ao longo da jornada. Ao olharmos as atividades realizadas antes de abrir um negócio versus para aprimorá-lo, há um crescimento pequeno na realização de cursos: 49% antes e 53% para melhorar. A busca por informações na internet cresceu ao longo da jornada, sendo uma opção para 27% dos respondentes antes de abrir um negócio e uma atividade realizada por 37% das PMEs para aprimorá-lo. Planejamento financeiro também cresceu: 37% dos respondentes o fizeram para melhorar ou mudar o negócio enquanto 25% antes de abrir a empresa. Por fim, destaque para a contratação de consultoria, uma atividade mais usada para melhorar os negócios: 15% versus 9%, conforme infográfico abaixo.
Busca por informação
A pesquisa trouxe ainda como e onde as PMEs buscam informação. 47% delas buscam parceiros de negócios ou outros empreendedores. 39% recorrem a empresas que fornecem cursos, materiais ou ferramentas. Instituições voltadas a esse público são a escolha de 32% dos respondentes, enquanto artigos e notícias em sites de busca são a opção de 31%. Por fim, vídeos no Youtube são a escolha de 25% das PMEs.
Na abertura por porte, é perceptível que empreendedores individuais (MEIs) recorrem mais a métodos informais e empresas maiores procuram canais mais formais. Em números, 37% dos empreendedores individuais recorrem a vídeos (vs. 25% no recorte geral) e 34% a artigos e notícias (contra 31% no geral). 40% dos empreendedores de porte médio buscam instituições voltadas ao empreendedorismo (vs 32% sem recortes).
Quando olhamos para a opção de empresas que oferecem materiais de apoio ou ferramentas, 47% das empresas de pequeno porte e 45% das empresas de médio porte se informam dessa maneira (contra 39% no recorte geral). Por fim, a busca de informação por meio de parceiros ou pessoas que tem negócios é destaque em microempresas e empresas de pequeno porte, com 50% e 56% das respostas, respectivamente. (vs 47% no quadro geral).