A proximidade da temporada de pico nas vendas do e-commerce novamente traz à tona a corrida pelo market share e pela conquista do maior número possível de conversões nesse período – muitas vezes apontado como o mais rentável no ano para o varejo online. É nesse contexto que uma recente pesquisa da Rakuten Advertising traz insights importantes para marcas que desejam atrair consumidores em uma época tão disputada nas vendas online.
O levantamento aponta que, apenas no quarto trimestre de 2021 (período que incluiu a Black Friday e a Cyber Monday), no Brasil 60% dos cliques foram feitos por dispositivos móveis (telefone e tablet), enquanto os computadores representaram 35% dos cliques totais.
Especificamente no momento da conversão, a preferência foi também por aparelhos móveis, utilizados em 50% das compras finalizadas por brasileiros. O número representa uma alta significativa em relação aos últimos anos, levando a uma ultrapassagem do mobile em conversão, com um índice de 4,6% – contra 4,4% dos PCs no período.
Intenção de compra para o período
Segundo o termômetro de consumo divulgado pelo Grupo Globo, é esperado para novembro de 2022 uma Black Friday mais aquecida em relação aos últimos anos, já que a expectativa apurada é de que 50% dos brasileiros pretendem comprar algo. A Copa do Mundo do Catar também promete impulsionar boas oportunidades de venda, uma vez que 56% dos entrevistados pretendem comprar algo por causa do torneio e 72% têm a intenção de aproveitar as promoções da Black Friday durante a competição da Fifa.
Em linha com esses dados, a pesquisa da Rakuten Advertising prevê um aumento das vendas online intermediadas por publishers (parceiros de conteúdo na internet) no segundo semestre de 2022. Essa estimativa dá sequência ao crescimento de 40% nas vendas geradas por sua rede brasileira de afiliados no segundo trimestre deste ano, nas categorias de Vestuário, Beleza, Saúde e Bem-Estar e Lojas de Departamento.
Adaptação ao novo cenário do e-commerce
Marcado por uma alta concorrência que disputa a atenção do consumidor, a temporada de pico do e-commerce faz saltar aos olhos a importância de uma estratégia de performance quando o objetivo é tirar o melhor proveito possível dessa época propícia para compras.
“Na prática, isso significa que marcas devem estar preparadas para se adaptarem à experiência mobile, uma vez que muitas das pesquisas e conversões estão migrando para esse ambiente”, avalia Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil. “Uma valiosa ferramenta para esse momento é justamente o marketing de afiliados, que aumenta o potencial publicitário das marcas que anunciam na internet, destacando-as em meio a uma grande corrida pela atenção do consumidor online”.
O marketing de afiliados tem um papel importante nesse período de pico. No quarto trimestre de 2021, sites de cupons e vouchers geraram 37% dos pedidos feitos no e-commerce por meio da rede de afiliados da Rakuten Advertising, seguidos por sites de fidelidade e recompensas (26%) e canais de conteúdo que integram a sub-rede (18%).
Incremento nas vendas
Para as marcas que desejam alavancar sua estratégia de vendas por meio da plataforma, uma dica valiosa é ativar o rastreamento no aplicativo para incentivar, acompanhar e recompensar os publishers por impulsionarem as compras em dispositivos móveis.
Empregar estratégias de comissionamento para recompensar publishers pelo papel que desempenham ao longo da jornada do consumidor também auxilia no processo de digitalização e dinamização da compra. Isso pode ser feito com o comissionamento multi-touch ou de forma alinhada aos objetivos de negócios, com o comissionamento dinâmico.
Para mais informações sobre como os negócios podem se preparar para o período de pico nas vendas do e-commerce, acesse o blog da Rakuten Advertising.