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36% dos brasileiros mudaram de casa desde o começo da pandemia

QUI. 30 JUN

Nos últimos dois anos, 36% dos brasileiros mudaram de casa. As mudanças fizeram parte da rotina de 44% dos millennials e 40% da geração Z, segundo pesquisa C6 Bank/Ipec que também mostrou que 20% das movimentações foram motivadas por questões financeiras.

“Em um contexto de aumento de preços e incerteza econômica — como se viu durante a pandemia — é essencial fazer um planejamento e colocar todas as despesas no papel para entender quais podem ser reduzidas”, explica Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank. “Ao fazer isso, muitas famílias perceberam que seria possível economizar com aluguel ou outros gastos de moradia, como condomínio e IPTU, mudando para outros imóveis.”

O movimento de mudança de casa afetou de forma semelhante brasileiros das classes A, B e C. Na classe A, 38% afirmaram ter se mudado, ainda que temporariamente, nos últimos dois anos, contra 34% na classe B e 36% na classe C.

Já no recorte geracional, a pesquisa mostrou diferenças maiores. A faixa etária de 25 a 34 anos, que inclui os millennials, foi que a mais se mudou, com 44% de respostas afirmativas; o percentual fica em 40% entre aqueles entre 16 e 24 anos, a chamada geração Z. No outro extremo, 26% dos brasileiros com mais de 55 anos se mudaram.

Foi na faixa etária dos mais velhos que a dificuldade financeira mais pesou para a mudança, com 26% indicando essa como a principal razão. Entre os millennials, 18% destacaram a motivação financeira.

Na geração Z, apenas 11% das mudanças tiveram relação com finanças, apesar de essa ser a geração que mais registrou aumento no número de pessoas que moram juntas – o que costuma levar a uma divisão de gastos e contribuir para uma economia, ainda que não intencional.

“Morar com mais pessoas permite a divisão de despesas fixas, como aluguel, impostos, streaming e internet, e também uma economia nos gastos com alimentação e mercado, uma vez que é possível comprar no atacado, que costuma ter preços mais competitivos”, explica o educador financeiro do C6 Bank.

Para quase um terço dos brasileiros (31%), a mudança foi provocada por uma alteração na rotina, como casamento, estudos ou alteração de emprego. Aqueles que se mudaram em busca de conforto durante o período de isolamento social somaram 16%.

A pesquisa foi realizada durante o mês de maio e ouviu dois mil brasileiros das classes ABC com acesso à internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Sobre o C6 Bank

O C6 Bank é um banco completo, lançado em 2019, que superou a marca de 16 milhões de clientes no Brasil em abril de 2022. Sem agências físicas, a instituição financeira já tem em seu portfólio mais de 30 produtos e serviços, incluindo conta corrente isenta de taxa de manutenção, cartão sem anuidade, transferências e saques gratuitos, tag de pedágio grátis, crédito, programa de pontos, Conta Global, plataforma de investimentos com ativos do Brasil e do exterior, marketplace com mais de 60 mil itens, entre outros. O C6 Bank atende pessoas físicas, MEIs e PMEs e está presente em 100% dos municípios brasileiros. Em junho de 2022, foi eleita uma das melhores empresas para LGBTI+ trabalhar, segundo levantamento inédito da Human Rights Campaign Foundation (HRC), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. É o único banco brasileiro a integrar o consórcio internacional Cybersecurity at MIT Sloan (CAMS), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Mais informações sobre o banco em https://www.c6bank.com.br.

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