Notícias

Demis Roussos

Geral

03 de junho de 2019 às 17h30

Natal recebe Congresso para debater combustível de avião

Acontece em Natal, entre os dias 5 e 7 de junho, o I Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação. O evento, que ocorre no Holiday Inn, vai receber alguns dos principais autores envolvidos na produção e utilização de combustíveis alternativos, principalmente o bioquerosene para aviação, contribuindo para um maior desenvolvimento do setor. 

Em razão do acordo firmado pelo setor de aviação internacional para neutralizar as emissões, já a partir do próximo ano, surgiu a necessidade de estruturar o setor de maneira geral. “Precisamos debater essa substituição, seja total ou parcial, dos combustíveis de origem fóssil por renovável, uma vez que é uma realidade internacional”, destaca Amanda Gondim, presidente do evento e coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação. 

A nova política pode, inclusive, incentivar a redução dos preços das passagens aéreas, principal reclamação da população que utiliza o modal aéreo. “Futuramente, isso pode ocorrer, sim. Estamos falando de um combustível que aproveita as potencialidades do país, pois parte de biomassa, como oleaginosas, álcool ou biomassa residual. Além disso, contribuir para diminuição da importação de querosene de aviação (QAV). Ou seja, ajuda na balança comercial”, destaca Gondim. 

O evento contará com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Empresa de Pesquisa Energética, Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Embraer S.A., GOL Linhas Aéreas e Petrobras, dentre outras instituições e empresas do setor. 

A ideia é incentivar o crescimento da produção de bioquerosene e outros combustíveis alternativos, como os hidrocarbonetos renováveis, de modo que sejam debatidas políticas públicas e estratégias de pesquisa. Além disso, o Congresso pretende estimular a discussão em torno da formação de capital humano, fornecendo conhecimentos técnicos para quem vai atuar no novo e próspero mercado de trabalho que deve ser aberto a partir dessa nova política internacional. 

Durante os três dias do evento, vão ser realizados apresentações de trabalhos científicos, na forma oral e de pôsteres, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais e painéis sobre temas de interesse do setor de produção de energias renováveis para aviação. Paralelamente ao Congresso, será realizada uma feira, em que as empresas poderão expor seus produtos e serviços.
 

Revista Negócios

TV NEGÓCIOS

Fórum Negócios