Notícias

Arquivo | Agência Sebrae

Serviços

25 de janeiro de 2019 às 15h45

Artesãos mostram talento e criatividade na 24ª FIART

Os quatro elementos naturais - água, terra, fogo e ar - serviram de inspiração para a temática da Feira Internacional de Artesanato – Fiart, cuja 24ª edição começa nesta sexta-feira (25) e segue até o dia 3 de fevereiro, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.  

Com o objetivo de promover a arte e a cultura de municípios participantes, no período de 26 a 29, a programação da feira contará com o "Dia das Cidades", no qual uma noite é dedicada para apresentações culturais e artísticas, oficinas e exposição do artesanato produzido no município. As quatro cidades participantes são: Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Macau. 

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destaca a importância do evento que, segundo ele, dar maior visibilidade ao artesanato sobretudo num período de alta estação em que cidade está recebendo inúmeros visitantes do país e do mundo. Ele enfatiza a necessidade de se investir em tecnologia e inovação que podem garantir ganhos de competitividade e, mais importante, ganhos sociais com o incremento da renda para os artesãos que vivem da atividade. “É um segmento muito importante e que merece toda a atenção, tanto poder público como da sociedade em geral”, reforça. 

Sustentabilidade Social
A governadora Fátima Bezerra reconhece todo o esforço envidado para a realização da feira, que acontece há mais de duas décadas. Lembra que é um esforço conjunto com o governo do estado, a prefeitura de Natal e o Sebrae, que tem realizado capacitações para grupos de artesãos, além de facilitar o acesso ao mercado, inclusive com participação em grandes feiras nacionais e internacionais, como a Fiart. 

“O Sebrae é uma instituição muito importante e que tem dado uma grande contribuição para a promoção do artesanato no Rio Grande do Norte”, afirma a governadora, que dá apoio para o fortalecimento da atividade que, associada ao turismo, garante o sustento de famílias, contribuindo para a sustentabilidade social e econômica.

A 24ª edição do evento reunirá um mix de expositores brasileiros e estrangeiros expondo nos mais de 300 estandes que estarão dispostos por categorias, em salões especiais: Fibra, Madeira, Fios e Tecidos, Cerâmica e Esculturas. Em cada salão haverá premiação especial para a melhor peça de artesanato, escolhida por um júri de especialistas e referendada pelo público visitante.

A programação da feira contará ainda com o espaço Fiart Cultural, aonde serão feitas, diariamente, apresentações de orquestras; shows artísticos; rituais indígenas; danças orientais; mostra de artes circenses; literatura de cordel; e o 17° Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas, com a participação de atrações do Rio Grande do Norte e de outros os estados do Nordeste brasileiro. 


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

 

Revista Negócios

TV NEGÓCIOS

Fórum Negócios